Postagem em destaque

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

COMO FUNCIONA ESSE NEGÓCIO DE SER EMPRESÁRIO INDIVIDUAL? Ser um empresário individual implica em gerir uma atividade empresarial por conta própria , sem a presença de sócios. Não existe um requisito de capital social mínimo para iniciar; isto é, não se exige um valor inicial de investimento no empreendimento. Imagem gerada pela IA Copilot Microempresas ou empresas de pequeno porte podem optar por regimes tributários como o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. A razão social de uma empresa corresponde ao nome civil do proprietário, seja completo ou abreviado, e a transferência da empresa só é possível em caso de falecimento do proprietário ou mediante autorização judicial. Quer entender melhor? Portanto, leia até o final deste artigo e, em seguida, realize a atividade que disponibilizaremos no Caderno de Respostas: Ideias e Soluções para ajudá-lo a começar a planejar sua empresa. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (EI) O Empresário Individual (EI) pode ser entendido como um regime em

VOCÊ TEM CIÚMES DA SUA EMPRESA E NÃO ACEITA OPINIÃO DE SEUS FILHOS

Sua visão sobre a sua empresa é assim?

Minha empresa é um sucesso, todos que trabalham comigo são os melhores funcionários do mundo, e tudo que acontece dentro e fora da empresa é resolvido em família.

o-condutor-do-tempo

Ou é assim que você vê a sua empresa?

Trabalho como um louco. Todo o dinheiro que peguei da minha rescisão foi aplicado nesta ideia que não está dando certo. Meus filhos não se importam e nem querem me ajudar. Ninguém quer acordar cedo para ordenhar as vacas. Sou só eu quem tem que cuidar de tudo sozinho, desde da contabilidade até as entregas diários no mercado. Faço tudo sozinho ninguém me ajuda em nada. Posso pedir ajuda mais ninguém me socorre.

E, aí?

Qual é a sua resposta?

Ah, mas a resposta certa não seria a respeito de como os meus filhos atuam na empresa?


o-condutor-do-tempo

Seus filhos apenas, respondem aos estímulos que você lhes proporciona. Se você tem cíúmes da sua empresa e acha que está se sacrificando em vão, que ninguém está te ajudando em nada, como você quer que seus próprios filhos te ajudem se não aceita a opinião de seus filhos?

A maioria das pessoas que querem começar um negócio em família ou sozinho, visam apenas o lucro rápido.

Nos últimos anos, principalmente, aqui no Brasil, ouvimos muita gente alegando que não é preciso estudar para se ter um negócio, o que vale mesmo é trabalhar de sol a sol, acordando de madrugada e indo dormir mais tarde ainda. 

Só que éssa crença de que você só alcançará o sucesso empresarial trabalhando muito mais horas e sem se programar para nada, sem ter horas de lazer, convívio familiar, descanso, só demonstra a sua total falta de organização e preparação profissional. Tudo o que queremos na vida depende de muito estudo, pesquisa, projeto e preparação.

Você não precisa ser acadêmico e ter vários diplomas para pregar na parede do seu escritório ou do seu estabelecimento comercial, o que você precisa é ter foco e determinação para alcançar o seu objetivo. E adquirir conhecimento para realizar esse objetivo com maiores chances de acerto e qualidade com certeza vai te levar a apresentar um trabalho muito melhor tanto na prestação de serviços quanto na oferta de um produto

O conhecimento pode ser adquirido de várias formas, pode vir através de uma pessoa que mora meio de um deserto, ou, através de um doutorado numa das universidades mais conceituados do Planeta. O que importa, realmente, é saber ouvir e se aprofundar no estudo daquilo que é necessário para dar continuidade a um negócio ou profissão. Assim, dessa forma, você não terá ciúmes da sua empresa, e tão pouco, apego as velhas crenças que são sempre relacionada as horas de trabalho que excedem o tempo dos trabalhadores que exercem suas funções em regime de contrato de trabalho. Quantas vezes já ouvimos empresários falando que 'não recebem hora extras e seus funcionários estão reclamando de barriga cheia'. Isso são hábitos negativos que você criou a vida toda para si mesmo. Essas são crenças que vem de gerações passadas que apenas criam padrões energéticos negativos para você mesmo. Se você tem esse pensamento, como poderá aceitar a opinião de seus filhos

Será que todas às vezes que seus filhos tiverem uma opinião diferente da sua a única saída será a demissão? 


Demitir parentes é necessário, mas, quando esses parentes não possuem qualificações específicas para os cargos que são criados para a gestão familiar ou em cargos de funções técnicas que exigem capacitação profissional. Os filhos podem ser demitidos, mas é sempre bom lembrar, que são eles seus herdeiros naturais, portanto, aceitar sua participação na empresa, e, estimular sua capacitação e aceitar sua opinião é importante não só para a gestão do negócio familiar, mas também para o setor econômico em que a empresa está inserida compreendendo ainda os interesses dos consumidores dos serviços ou produtos que sua empresa oferece.

O FUNDADOR DA EMPRESA: O CARA MAIS CIÚMENTO

Acredito, que o fundador da empresa, acabe tendo um apego maior pelas suas ideias e propostas, porém, ele tem que entender que após efetuar o registro da empresa, ela passa a ser um Pessoa Jurídica com identidade e personalidade própria. Sendo uma pessoa com identidade e personalidade própria, a empresa deverá buscar sempre o melhor para a sua subsistência e sustentabilidade para manter-se ativa no mercado do qual ela participa, então, você ter ciúmes da sua empresa e não aceitar a opinião de seus filhos é algo impraticável.

A personalidade jurídica de uma empresa confere à sociedade uma existência diversa em relação aos sócios, sendo uma entidade jurídica individualizada e autônoma.

A empresa, adquire sua personalidade jurídica pela inscrição do ato constitutivo da sociedade no registro próprio, ou seja:

- Na Sociedade Empresária: Registro Público das Empresas Mercantis (Junta Comercial); e,

- Na Sociedade Simples: Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Além do mais, a empresa como Pessoa Jurídica, passa a ter: nome próprio (mesmo que leve o nome de família), patrimônio próprio, domicílio próprio, passando a assumir obrigações e adquirindo direitos próprios. Também passa a dispor de poderes para alterar a sua estrutura tanto no plano jurídico quanto econômico.

Então, se a empresa, após seu registro, passa a ser um ente jurídico independente, deverá estar preparada para recepcionar novas ideias e conteúdos vindos de uma nova geração de empreendedores e empresários, desde que, seja para o próprio bem da empresa.

É aí que o conflito de interesses entre pais e filhos começa.

Já vimos linhas atrás que, em todos os países, a micro, pequena e a média empresas são as que mais geram empregos e movimentam a economia local, porém, se os seus gestores não estão abertos as novas propostas apresentadas por seus próprios herdeiros, essas empresas estarão mais propensas a não passarem da segunda geração.

o-condutor-do-tempo

Muitos jovens que não querem trabalhar com os pais, reclamam não só da falta de abertura do diálogo, mas também, dos constantes conflitos que, a gestão familiar desarticulada pode gerar. É muito comum existir a diferença de opinião, porém, quando essa diferença existe entre os fundadores da empresa familiar aonde não há limites entre os assuntos da empresa e os assuntos domésticos, isso inclui o fator da inexistência da separação do patrimônio da empresa e da família, a situação fica ainda mais complicada para a pessoa jurídica que começa a morrer aos poucos em virtude de tantas brigas e desentendimentos. Essa desorganização estrutural resulta em brigas, e os filhos, acabam sendo desestimulados a trabalharem na empresa familiar por não querer para si os mesmos problemas de relacionamentos iguais aos do fundador da empresa.

o-condutor-do-tempo

Agora, imagina tudo isso que é muito difícil de ser administrado por um jovem dentro de uma empresa familiar urbana acontecendo para um jovem dentro de uma empresa familiar rural, onde encontramos várias outras barreiras institucionalizadas pela falta de políticas públicas que abandonam o meio rural a própria sorte mantendo limites geográficos que são difíceis de serem transpostos pelo distanciamento das propriedades rurais dos centros urbano?

Como manter o jovem no meio rural e trabalhando numa empresa rural familiar?

Comentários

Anônimo disse…
Olá estou gostando desse conteúdo