Ao buscar uma instituição bancária para abrir uma conta jurídica, um Microempreendedor Individual (MEI) precisará fornecer os seguintes documentos:
- Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica;
- Contrato social da empresa ou documento equivalente; Comprovante de endereço empresarial;
- Comprovante de faturamento;
- Comprovante de residência dos sócios;
- CPF dos sócios;
- Documento de identificação dos sócios (RG, CNH, carteira de entidade de classe ou RNE);
- Procuração (caso a abertura seja realizada por um representante legal).
- Certificado de Microempreendedor Individual;
- E-mail;
- Telefone;
O QUE É O CERTIFICADO DA CONDIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - CCMEI?
Este documento confirma o registro da sua empresa no CNPJ e na Junta Comercial do estado correspondente. Ele funciona como uma licença de operação para o seu negócio, de acordo com a Resolução CGSIM nº 16, de 17 de dezembro de 2009.
O empreendedor poderá fazer o seu Certificado de Microempreendedor Individual através do aplicativo Meu Gov.
O aplicativo Meu Gov oferece uma variedade de serviços para empreendedores individuais.
Hoje em dia, é possível simplificar a manutenção e o acesso à documentação cadastral, sendo necessário apenas emitir uma Certificação Digital do Cartão que o empreendedor solicitará junto a uma Autoridade Certificadora habilitada para isso pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), poderá armazena-lo em seu computador, na nuvem, no celular ou até num token, pois lá se encontram todos os dados da empresa. Isso simplifica os processos e contribui para a desburocratização, tornando o cotidiano do empreendedor mais fácil.
Com o Certificado Digital do Microempreendedor Individual, o empreendedor pode acelerar procedimentos em bancos, com fornecedores e junto à Receita Federal, já que o certificado possui validade jurídica. Os dados da empresa são armazenados de maneira criptografada, garantindo a autenticidade, a confidencialidade e a integridade da assinatura.
O Microempreendedor Individual não precisa adquirir um Certificado Digital, podendo utilizar somente o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual em papel ao frequentar bancos e outras entidades. Contudo, à medida que as transações financeiras e comerciais se tornam progressivamente digitais, ter um Certificado Digital pode facilitar e acelerar as negociações de produtos e serviços para o Microempreendedor.
Comentários