Postagem em destaque

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

COMO FUNCIONA ESSE NEGÓCIO DE SER EMPRESÁRIO INDIVIDUAL? Ser um empresário individual implica em gerir uma atividade empresarial por conta própria , sem a presença de sócios. Não existe um requisito de capital social mínimo para iniciar; isto é, não se exige um valor inicial de investimento no empreendimento. Imagem gerada pela IA Copilot Microempresas ou empresas de pequeno porte podem optar por regimes tributários como o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. A razão social de uma empresa corresponde ao nome civil do proprietário, seja completo ou abreviado, e a transferência da empresa só é possível em caso de falecimento do proprietário ou mediante autorização judicial. Quer entender melhor? Portanto, leia até o final deste artigo e, em seguida, realize a atividade que disponibilizaremos no Caderno de Respostas: Ideias e Soluções para ajudá-lo a começar a planejar sua empresa. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (EI) O Empresário Individual (EI) pode ser entendido como um regime em

ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA POR UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Quando um Microempreendedor individual procura uma Instituição bancária para abrir uma conta jurídica ele precisará apresentar os seguintes documentos: 

- Documento de identidade;


 - CPF – Cadastro de Pessoa Física;

 - CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;

- Certificado de Microempreendedor Individual;

- E-mail;

- Telefone;

- Comprovante de Residência.

O QUE É O CERTIFICADO DA CONDIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - CCMEI?


Nada mais é que um documento que comprove que sua empresa está inscrita no CNPJ e na Junta Comercial do seu Estado. Esse documento vale como alvará de funcionamento para o seu negócio de acordo com a Resolução CGSIM, n. 16, de 17 de dezembro de 2009.

O empreendedor poderá fazer o seu Certificado de Microempreendedor Individual através do aplicativo Meu Gov.

Atualmente, tudo pode ficar ainda mais fácil para manter sua documentação cadastral em dia e com fácil acesso, basta apenas emitir uma Certificação Digital do Cartão que o empreendedor solicitará junto a uma Autoridade Certificadora habilitada para isso pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), poderá armazena-lo em seu computador, na nuvem, no celular ou até num token, pois ali estão todos os dados de sua empresa.

Com o Certificado Digital do Microempreendedor Individual, o empreendedor poderá agilizar os procedimentos em bancos, com fornecedores, com a Receita Federal, pois o certificado tem validade jurídica.  Todos os dados da empresa estão armazenados de forma criptografada que valida sua autenticidade, confidencialidade e integridade da sua assinatura.

O Microempreendedor não é obrigado a fazer um Certificado digital, podendo apenas apresentar o Certificado da Condição de Microempreendedor individual em papel impresso, quando for a bancos e demais instituições, porém atualmente, as relações financeiras e de mercado estão muito mais digitais o que dá certa celeridade aos meios de negociação de produtos e serviços, o que facilitaria muito ao Microempreendedor possuir um Certificado Digital.

Como o MEI só é obrigado a emitir nota fiscal ao atender pessoas jurídicas e os tipos de nota que podem ser usadas pelo microempreendedor individual variam – de acordo com o tipo de atividade, estado e município -, vale entender as regras na sua região”.  Ele somente precisará ter um Certificado Digital quando for realizar essas operações financeiras, em outros casos não será preciso. 

E como podemos entender que empreendedorismo é a arte de estar um passo à frente em se tratando de oportunidades, será bem mais eficiente ter um Certificado Digital para realizar novas transações financeiras. Prático, seguro e eficiente.

Josiane de Abreu Ribeiro

Comentários