APRENDENDO COM QUEM JÁ FEZ
APRENDENDO COM QUEM JÁ FEZ
O que é política:
Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego ‘politika’, uma derivação de polis que designa aquilo que é público e ‘tikos’, que se refere ao bem comum de todas as pessoas.
Aprender com que já esteve no lugar em que almejamos chegar é um ato de humildade, e, aprender com uma pessoa que já foi Vereador, Deputado Estadual, Prefeito e Deputado Federal, melhor ainda né?
Nosso próximo exemplo de Personalidade política será Junji Abe, sua biografia oficial, nos foi concedida por seu filho Juliano Abe, a quem agradecemos profundamente pela confiança que neste Blogger depositou.
Mas, antes de postarmos a biografia desse grande estadista, que muito nos ensina, temos que nos ater que este é um blogger educativo, e, vamos recordar que Junji Abe, começou sua trajetória política como Vereador na cidade de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo.
E O QUE FAZ UM VEREADOR?
“Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra ‘verea’, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumido, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática”.¹
Como o próprio Tribunal menciona, o Vereador tem que estar sempre atento as necessidades de seus eleitores e também da população de sua cidade, não lhe cabendo o mandato para apenas atender a conhecidos ou pessoas que lhes são próximas. É por esse motivo que os eleitores devem estar sempre atentos aos propósitos dos parlamentares para em casos de indícios de quaisquer irregularidades, será possível procurar o Ministério Público para oferecer-lhe uma denuncia.
Para atender melhor a relação do Vereador e eleitora, cabe-nos observar o artigo 29, que elenca quantos Vereadores deverão ter nas cidades brasileiras de acordo com seu contingente populacional.
A atribuição principal de um Vereador é auxiliar a Administração Pública, por meio de indicações e/ou Requerimentos, direcionados ao Poder Executivo e outros órgãos da Administração Pública.
Além disso, os Vereadores detêm outras quatro funções principais:
"1. Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.2. Função de Assessoramento do Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentarias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).3. Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, observância do orçamento, também fiscaliza através do pedido de informações.4. Função Julgadora. A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores"²
É o Vereador quem deve elaborar propostas de leis, e depois, discutir entre seus pares para aprova-las. Os objetivos dessas leis municipais sempre serão o de fomentar um benefício para o munícipe.
Cabe ao Vereador legislar, sobre assuntos como impostos, educação, transporte, saneamento, esporte, lazer, cultura, etc., a nível municipal.
Portanto, o Vereador deve conhecer as necessidades de seu eleitorado, de acordo com o lugar onde ele reside, onde ele trabalha, estuda, pratica lazer e cuida da saúde, entre outras atividades essenciais à sua vida e de sua família, para intervir em benefício desse eleitor junto à Administração Pública e sociedade em geral.
E, dessa forma, sendo um representante popular vamos conhecer um pouco mais sobre a história de um filho de orientais, que, quando jovem deixou a zona rural de Mogi das Cruzes, para se tornar Vereador, Prefeito, Deputado Estadual e Federal, tudo em nome daquele que representa através do voto, e, como uma vez me confidenciou um de seus assessores: ‘ele é o primeiro a chegar no Gabinete, e, o último a ir embora todos os dias’.
BIOGRAFIA: JUNJI ABE