COMO BAIXAR O MEI

BAIXA NO MEI

É desolador quando um negócio não floresce, seja devido à saturação do mercado, à falta de orientação técnica apropriada, ou ao acúmulo de mais dívidas do que lucros.

Diante dessa situação a melhor solução é dar a baixa no MEI, e como isso ocorre? Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como realizar esse processo de maneira simples e eficiente.

Inicialmente, é necessário compreender o processo, que é simples, para cancelar o registro de Microempreendedor Individual - MEI.

A baixa no MEI é o processo pelo qual um Microempreendedor Individual encerra oficialmente suas atividades e cancela seu registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Isso significa que o MEI não poderá mais emitir notas fiscais, realizar vendas ou prestações de serviços em nome do MEI.

Quando Solicitar a Baixa do MEI?

Você pode pedir o cancelamento do seu registro como MEI se quiser encerrar suas atividades empresariais. Motivos comuns para isso incluem:

  • Desistência ou arrependimento após a formalização;
  • Inviabilidade do negócio;
  • Mudança de planos ou objetivos profissionais.

Um Microempreendedor Individual pode solicitar o encerramento de suas atividades se assim desejar quando:

  • Progredir em relação ao regime tributário vigente: Aumentando o faturamento, o MEI pode precisar migrar para outro regime, como o Simples Nacional ou o Lucro Presumido.
  • Encerramento definitivo das atividades profissionais: Em alguns casos, o empreendedor pode decidir se dedicar a outras atividades ou se aposentar.

O encerramento das atividades de um Microempreendedor Individual pode ser solicitado a qualquer momento. O processo é fácil e sem custos, porém, há algumas precauções que devem ser consideradas.

Portanto, fique atento a alguns cenários específicos:

Se o cancelamento for solicitado dentro de 24 horas após a formalização e o boleto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ainda não tiver sido emitido, não será necessário efetuar a extinção pelo DASN-SIMEI, nem haverá dívida a ser recolhida.

Se o pedido de baixa for realizado após mais de 24 horas da formalização e o boleto DAS ainda não tiver sido emitido, a Receita Federal considera que não houve início de atividade para fins de apuração.

Artigos Recomendados:

baixar-o-mei
Filme - O Estagiário


O MEI pode contratar estagiário?



como-baixar-o-mei


Microempreendedor Individual pode empregar um menor




Publicidade

Quais são as consequências de não dar baixa do MEI?

O não cumprimento das obrigações tributárias pode gerar multas e penalidades.

Após a baixa, o CNPJ fica inativo e não será mais possível emitir notas fiscais. E, ainda, um CNPJ com pendências pode dificultar a obtenção de crédito.

Quais são as consequências da Baixa do MEI

A baixa é permanente e não pode ser revertida.

Débitos e obrigações pendentes não são empecilhos para que um MEI encerre seu CNPJ. Além disso, não impedem que o empreendedor abra um novo CNPJ no futuro, inclusive como MEI, caso assim o deseje.

Obrigações Após a Baixa

Lembre-se:

A baixa do registro sem quitação dos débitos não impede que posteriormente sejam lançados ou cobrados no seu CPF os impostos, contribuições e respectivas penalidades decorrentes da falta de recolhimento ou da prática comprovada e apurada em processo administrativo ou judicial de outras irregularidades praticadas.

Na DASN de Situação Especial (extinção), é necessário informar o faturamento alcançado durante o último ano de atividade da empresa.

Exemplo: CNPJ baixado em 2020 → Enviar DASN de Situação Especial referente ao período de 2020 em que a empresa esteve ativa.

*O envio da declaração de extinção deve ocorrer até o último dia do mês

a) De junho, na hipótese da extinção ocorrer entre janeiro e abril de cada ano;

b) Subsequente ao mês da extinção, quando a extinção ocorrer entre maio e dezembro de cada ano.

Para se certificar de que não há nenhuma pendência com relação às obrigações da sua empresa acesse o PGMEI versão completa (Use o código de Acesso ao Simples Nacional). No menu "Consulta Extrato/Pendência" é possível consultar extratos de pagamentos do DAS, pendências relativas à entrega das DASN, guias do parcelamento em atraso e débito em cobrança na RFB (reprodução fiel da página Empresas&Negócios. O que fazer após a baixa? — Empresas & Negócios (www.gov.br))

* NÃO SE ESQUEÇA DE FECHAR A CONTA NO BANCO

*AVISE O SEU PÚBLICO SOBRE O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE SUA MEI

Para obter mais informação sobre o processo de baixa do MEI, você pode consultar os seguintes links:


LEMBRE-SE: Para garantir que todos os procedimentos ocorram dentro da legalidade, é recomendável estar sempre acompanhado por um profissional de contabilidade, assegurando que tudo seja concluído conforme as normas atuais.

como-baixar-o-mei

Siga os 👣

Acesse o Portal do Empreendedor

Na seção 'Já sou', selecione a opção 'solicitar baixa'

Preencha o formulário para solicitar o encerramento do MEI;

Gere e salve o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) - Situação Baixado

Faça a Declaração Anual do Simples Nacional - Situação Especial (extinção)

Se tiver dívidas, você deverá quitá-las:

Formas para resolver esse 'probleminha':

  1.  Para consultar e pagar as dívidas do MEI será necessário acessar o Portal do Empreendedor;
  2.  Na seção 'Já Sou', selecione a opção 'pague sua contribuição mensal', e, depois, 'boleto de pagamento';
  3. Confira se existem DASMEI atrasados e, em caso positivo, gere as guias para o pagamento.

Bem, tranquilo né?

Com todo o 💓, espero que você não tenha que encerrar suas atividades como MEI, a menos que seja para se tornar um ME e continuar crescendo e alcançando sucesso!

Postagem Mais Visitadas

Nenhum comentário: