Postagem em destaque

EMPREGAR UM MENOR PARA TRABALHAR NA EMPRESA

O PRIMEIRO EMPREGO

A Constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XXXIII, considera menor o trabalhador de 16 a 18 anos de idade. E, os artigos 402 a 441, da Consolidação das Leis Trabalhistas, protegem esses trabalhadores menores e de ambos os sexos.

Aos menores de 18 anos, não é permitido o trabalho em condições perigosas ou insalubres, e, aos menores de 16 anos, é vedado qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

Para empregar um menor de 18 anos, as empresas devem precaver-se de uma série de requisitos formais para não causar prejuízo a saúde e a integridade física e psicológico desses jovens. Além do mais, é vedado o trabalho noturno a um menor de idade (horário compreendido entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte).

COMO FUNCIONA A DURAÇÃO DO TRABALHO DE UM MENOR?

A carga horário do trabalho de um menor de idade não pode ser superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais. Tem o menor o direito de períodos para descansar durante e entre as jornadas de trabalho, sem prejuízo do repouso semanal remunerado. É assegurado o descanso semanal de 24 horas consecutivas, coincidente com o domingo, no todo ou em parte. Pode acontecer de ocorrer uma mudança quanto ao descanso em casos de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço.

Entre duas jornadas o trabalho deverá conter um período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso.


OUTROS ARTIGOS QUE PODE SER DO SEU INTERESSE


A RELAÇÃO DOS JOVENS COM A POLÍTICA PARA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL E GERAÇÃO DE EMPREGOS

O DESAFIANTE MERCADO DE TRABALHO


jovens-segurando-cartazes-frases-sobre-emprego

Trabalho: Como a Espanha pode inspirar o Brasil


Jornadas com duração superior a 6 horas, deverá ter a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação de 1 hora no mínimo, e no máximo de 2 horas, exceto se houver previsão diferente em acordo escrito ou contrato coletivo.

Quando a jornada de trabalho for inferior a 6 horas, mas superior a 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos para descaso. Na jornada de trabalho de até 4 horas não será obrigatória a concessão de intervalo para descanso ou alimentação.

É vedada a prorrogação da duração normal diária do trabalho do menor, de acordo com o art. 413, da Consolidação das Leis Trabalhistas.

OS DIREITOS DE UM TRABALHADOR MENOR DE IDADE

Ao menor de idade, caberá:

- Depósito do FGTS,

- Recolhimento previdenciário;

- Devidas anotações em sua Carteira de Trabalho;

- Registro em Livro ou Ficha;

- 13º Salário;

- Férias, entre outros.

A remuneração mínima devida ao emprego menor não pode ser inferior ao valor do Salário mínimo ou ao Piso Normativo da Categoria;

Ao menor de 18 anos é lícito firmar recibo de pagamento de salários, sem a assistência de seus responsáveis, exceto na hipótese de rescisão de contrato.



As férias deverão coincidir com as férias escolares, caso ele seja estudante.

Quanto a quitação das verbas rescisórias será obrigatória a assistência dos seus pais ou responsáveis legais, sob pena de nulidade do ato, observados todos os direitos trabalhistas como se maior fosse.

Sabia que você pode empregar um menor através de um programa de inclusão social de jovens no mercado de trabalho, que também beneficia a sua empresa?

Esse programa é mais conhecido pelo nome de Jovem Aprendiz, e foi instituído pela Lei n. 10.097/2000

VEJA MAIS DICAS DE CURSOS SEGUINDO O BLOG IDEIAS E SOLUÇÕES

Comentários