Postagem em destaque

AS MELHOR OPÇÕES PARA TRABALHAR EM CASA

Existem várias opções para começar um negócio em casa, aqui estão algumas ideias criativas para você começar: Leia o artigo - Qual é o porte da sua empresa? 1. ARTESANATO: Produza sabonetes, difusores de ambiente e velas perfumadas; Crie luminárias decoradas; Faça toalhas, porta-copos e jogos americanos em tecido, crochê, etc.; Confeccione panos de prato ; Desenvolva porta-objetos, prateleiras e nichos decorados ; Explore a arte do patchwork para criar mantas. Produza cachecóis de crochê. 2. Alimentação: A produção de alimentos pode ser feita em casa, desde que você siga as normas de higiene e proteção; Explore a confeitaria: Faça bolo, cupcakes, brigadeiros, bolos de pote, brownies, cookies, trufas, bombons e chocolates personalizados ; Experimente a produção de salgados : Prepare pães de queijo, salgados congelados para fritar ou prontos para consumo; Ofereça opções vegetarianas , sem glúten e/ou lactose. 3. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Se você tem habilidades específicas, considere of

O DESAFIANTE MERCADO DE TRABALHO

A EDUCAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO PARA OS JOVENS

Entrar para o mercado de trabalho é complicado, principalmente, porque logo após a conclusão de um curso - pode ser curso - o que queremos mesmo é trabalhar na área dessa nossa formação. Isso é mais do que natural, porém, por vezes, para conseguir realizar esse sonho, precisamos fazer de tudo um pouco e batalhar muito até alcançarmos nossos objetivos e termos uma boa colocação no mercado de trabalho.

o-desafiante-mercado-de-trabalho


Trabalhar com vínculo empregatício está difícil, principalmente, para quem procura pelo primeiro emprego, já que as empresas criam inúmeras exigências para o preenchimento de uma vaga. Isso com certeza desanima o jovem na busca pelo primeiro emprego, principalmente, porque nem sempre o estágio é suficiente para ganhar o mínimo da experiência exigida pelo recrutamento de uma empresa, mas, não dá para desesperar, uma hora tudo dá certo, o importante é não desistir.

Também está difícil retornar ao mercado de trabalho para quem perdeu o emprego com vínculo empregatício nos últimos anos, ou no caso das mulheres que se afastaram do mercado para cuidar dos filhos e depois de um tempo resolvem voltar a atuar profissionalmente.  

Não está fácil mesmo, mas, outra vez, só posso dizer: NÃO DESISTA, pois, quanto mais difícil for a busca por um melhor colocação profissional, maior será o orgulho de si mesmo em obter novas conquistas. 

Tem um filme que acho que todo o mundo que decide ser professor já assistiu ou se ainda não assistiu, com certeza, deveria ver um dia.

LEIA TAMBÉM: HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS PERANTE A LEI

A história desse filme representa a realidade da maioria dos professores que sonham em melhorar a vida de pelo menos alguns alunos de uma sala de aulas.

Embora esse filme seja da década de 60, quase nada parece ter mudado, principalmente, em países onde o sistema educacional está falido, ou que as escolas particulares passaram a ser dominada por seitas religiosas fanáticas e escola pública perde espaço para um controle excessivo por parte de um Estado fraco. 

Para quem nunca assistiu esse filme vou dar uma deixa aqui:



O que quero dizer com tudo isso é que, sem instrução escolar, mesmo que, seja ela muito básica, com poucos recursos, numa sala de aula a céu aberto, ou, sem o material de ultima tecnologia como são encontrados em escolas particulares, fica difícil para um jovem ingressar no mercado de trabalho. 

Precisamos valorizar o ensino, valorizar ainda mais os professores e priorizar a educação dos jovens para os preparar para viver em sociedade com liberdade de escolhas podendo discutir e debater temas, possibilidades e oportunidades para sua vida.

A qualificação de um homem pode transformar uma sociedade sendo fundamental para aumentar a conquista de boas colocações no mercado de trabalho

A GERAÇÃO QUE QUER TRABALHAR

De acordo com pesquisas e estudos realizados durante este ano de 2022, mais de 80% da população entre 15 e 39 anos procuram uma colocação no mercado de trabalho, porém, essas pessoas buscam as ofertas de um mercado de trabalho.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 9,3% da população brasileira está desempregada, o que representa cerca de 10 milhões de pessoas em todo o país. A população entre 18 a 24 anos, está no patamar de 19,3%, muito alto, isso em parte se deve pela falta de oportunidade produzidas pelo atual cenário econômico do país, e, também pela falta de escolaridade de muitos brasileiros que perdem oportunidades de ingressar no mercado de trabalho por deixarem de ter as qualificações exigidas em algumas vagas.

Na China, a situação dos jovens em busca de empregos também não é diferente, principalmente, após a política zero de combate ao vírus do Covid.

A taxa de jovens desempregados chineses em agosto/22 estava em 18,7%, de acordo com os dados do National Bureau of Statistics.

A guerra entre Rússia e Ucrânia também tem provocado uma queda da oferta de trabalho para os jovens desses dois países, porém, a grande proporção da população russa trabalha para o Estado, deixando o índice de desocupação em 3,9% em virtude do estado de guerra em que aquele país vive atualmente.

De acordo com as informações obtidas na página da Agência Brasil cerca de 4,8 milhões de empregos foram perdidos na Ucrânia desde o início da invasão russa.

Em 2013, foi adotada a proposta da Comissão Europeia ao Conselho da União Europeia para implementar uma Garantia para a Juventude em todos os Estados-Membros, contemplando a diminuição do número de NEET como objetivo político para a Garantida da Juventude. Essa proposta tem por escopo oferecer emprego, educação continuada, aprendizagem ou estágio de boa qualidade no prazo de quatro meses após ficarem desempregado ou saírem do ensino formal. Essa proposta foi ampliada ao logo dos anos, mas, consequentemente, durante o período mais extremo da crise sanitária houve um impacto negativo quanto aos treinamentos e consequentemente, nos aprendizados.

dois-jovens-de-costas-segurando-bandeira-da-união-europeia

A Comunidade Europeia criou metas para garantir empregos e formação continua sendo esse o objetivo da proposta de Garantia para a Juventude da EU.

No ano da Juventude, foi criado pela UE, o programa ALMA, que oferece aos jovens menos favorecidos, uma chance de ter experiência profissional em outros estados membros. E, o que vem a ser o programa (Aim, Learn, Master, Achieve)

É um programa para direcionar os jovens da EU com foto em adequá-los ao mercado de trabalho, especialmente aqueles que não tem trabalho e nem estudos e os mais vulneráveis que são os mais pobres, portadores de deficiências, mães e pais jovens, entre outros, para ter o acesso ao trabalho e a formação educacional.

Infelizmente, uma grande parcela de jovens que se encontram nessa situação de estar sem estudar e sem trabalhar ainda são as mulheres.

Em 2021, 14,5% das jovens, com idades entre os 15 e 29 anos na EU eram NEET, enquanto os homens estavam na proporção de 2,7% pontos percentuais.

Os fatores que geram esses desestímulos das mulheres em buscar, principalmente, uma qualificação pode ser: as convenções ou pressões sociais, empregadores que evitam contratar mulheres porque essas funcionárias engravidam, salário sempre inferior ao dos homens na mesma categoria, empregos precários, esses são alguns dos motivos que estão afastando as mulheres da escola e do mercado de trabalho.

Os índices sobre as jovens NEET é ainda mais alarmante na Itália, aonde de duas mulheres uma não trabalha e, 25% das jovens até 30 anos estão fora do mercado de trabalho e longe das salas de aulas. Das 8,6 milhões de mulheres nessa condição na Europa, um terço reside em solo italiano.

Entre os 27 países que compõem a União Europeia, a Itália é o país que tem os maiores números de jovens sem ocupação de acordo com o relatório produzido pelo Eurostat – Gabinete de Estatísticas da União Europeia.

Recentemente, o governo italiano anunciou um programa de incentivo para estudantes estrangeiros cursarem as universidades italianas. Esse anuncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Tajani, durante um congresso com instituições de ensino romanas.

A proposta para atrair estudantes estrangeiros para aquele país é muito interessante para quem está querendo alavancar uma carreira em países europeus.

A Comissão Europeia criou um plano de ação para promover a economia social e o empreendedorismo social e inclusivo para atender a esses jovens mais vulneráveis, assim seriam criados novos empregos, com integração laboral e sustentável.

Foram elaborados e estabelecidos 20 princípios para integrar os jovens no mercado de trabalho, dentro de uma proposta intitulado de Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Outra iniciativa, foi a renomeação da rede TLN-Mobility, para REDE ALMA, para garantir a mobilidade transnacional de jovens mais vulneráveis, essa rede fomenta a parceria de todos os estados membros da EU para participar de uma rede virtual e presencial de networking.

Recentemente, através da Resolução legislativa do Parlamento Europeu (18 de outubro de 2022) editou a proposta de decisão do Conselho relativa às orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membro. (Com (2022)0241   - C9 – 0199/2022 -  2022/0165 NLE)  

foto-branco-e-preto-anunciando-a-frase-primeiro-emprego

O alerta de que as gerações futuras estão extremamente vulneráveis tanto em questão da falta de geração de novas vagas de emprego quanto pela continuidade do processo de aprendizado não afeta apenas a Europa. Essa situação é mundial, sendo que, em algumas nações em menor número e em outras como, infelizmente, o Brasil numa estatística alarmante.

CURSOS GRATUITOS

Existem diversos sites de cursos on line e gratuito, aqui tem alguns que indico para você

curso de capacitação gratuito
BOA LEITURA

Comentários