A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO URBANO PARA O SUCESSO DA EMPRESA

EMPREENDER NUMA CIDADE CAÓTICA: MISSÃO IMPOSSÍVEL!

Basta observar como surgiam os bairros da sua cidade, ao longo dos anos, para perceber que pouco ou quase nada foi planejado ou teve investimento público para garantir o mínimo em infraestrutura básica e colaborar com a existência da sua empresa no bairro.

bairro-erguido-com-falta-de-estrutura-e-planejamento
Imagem gerada pelo Bing, usando a ferramenta graphic_art.

O CRESCIMENTO DOS BAIRRO DA PERIFERIA.

FALTA DE PLANEJAMENTO E ESTRUTURA PODEM ATRAPALHAR NO DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA.

Poucos são os bairros programados para serem habitados de acordo com os princípios da ESG - Environmental, social and governance quanto ao planejamento urbano, a sustentabilidade e responsabilidade social para motivar o desenvolvimento de um bairro.

Aí vem aquela dúvida, mas posso utilizar os princípios da ESG no planejamento de um bairro?

Sim, é possível aplicar os princípios da ESG na edificação das moradias, e prédios comerciais, industriais e também nos demais.

Pensar na aplicação dos princípios da ESG sobre a construção não é uma tarefa tão fácil, principalmente, pela falta de programas de capacitação dos trabalhadores da construção civil.

Empresas gigantes possuem projetos de capacitação profissional para os operários desse setor. 

Entretanto, as pequenas e os profissionais autônomos, por falta de organização empresarial, desconhecimento de normas técnicas, irregularidades, falta de fiscalização entre outras inúmeras razões,  acabam por ignorar o conhecimento técnico-científico-jurídico atualizados para perpetuarem métodos ultrapassados nas edificações de moradias e demais prédios irregulares que se alastram pelos bairros da periferia dos centros urbanos. 

Embora a indústria da construção civil esteja adotando métodos adequados para impactar o menos possível o meio ambiente, a sociedade e a governança, existem profissionais desse setor que desperdiçam material em obras, jogam entulho em áreas do entorno dessas construções ou em qualquer lugar, que sirva para descarte clandestino.

Essas pessoas ainda acreditam que o meio ambiente pode se renovar sozinho.

Por fim, um bairro e uma cidade inteira podem sim, utilizar os princípios do ESG no seu planejamento, considerando os seguintes fatores:

MEIO AMBIENTE: o impacto ambiental do projeto de construção deve ser minimizado. Isso pode ser alcançado usando materiais de construção sustentável, reduzindo o desperdício e minimizando o consumo de energia.

SOCIAL: O impacto social do projeto de construção civil deve incluir fatores como engajamento comunitário, práticas trabalhistas e direitos humanos;

GOVERNANÇA: A governança do projeto de construção deve ser transparente e responsável. Isso inclui fatores como práticas comerciais éticas, medidas anticorrupção e conformidade com regulamentos.

Ao aplicar os princípios ESG na construção de um bairro, você pode criar uma comunidade sustentável e socialmente responsável que beneficie tanto os moradores quanto o meio ambiente.

Imagens-geradas-pelo-Bing-usando-a-ferramente graphic_art da cidade de Curitiba-BR
Imagens geradas pelo Bing usando a ferramenta graphic_art da cidade de Curitiba-BR

O povoamento de Curitiba a princípio também não foi planejado urbanisticamente, mas, passou por um período de reurbanização que transformou em referência mundial.

Ainda existem outras cidades planejadas no Brasil, que podemos citar como: Salvador, Teresina, Palmas, Aracajú, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. 

Em outro país, podemos citar:

Canberra, Austrália: cerca por eucaliptos e montanhas, ainda oferece vários jardins e uma boa estrutura para o ecoturismo.

 

Dubai, Emirados Árabes Unidos: planejada em uma região desértica, mantem vários edifícios modernos, como o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa. Tem também as maiores ilhas artificiais do mundo, as Palm Islands, construídas em formato de palmeiras. 

Songdo, Coreia do Sul: Com 40% do seu território com cobertura vegetal, com estrutura fundamentada na utilização da bicicleta como meio de transporte, mantendo uma conexão entre as ciclovias e rodovias e ainda ao sistema de compartilhamento de carros elétricos. 

7 VANTAGENS PARA REQUERER DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL UM PLANEJAMENTO PARA O BAIRRO

1. Planejamento urbano tornam as ruas e estradas bem mais funcionais, e, assim, a fluidez do trânsito local;

2. Bairros planejados melhoram a qualidade de vida da população ao organizar a rede de saneamento básico;

3. Em bairros e cidades planejadas, existem a preocupação de se manter áreas verdes, áreas de lazer ao ar livre, coleta de lixo e pontos de descartes, isso tudo colabora também para diminuir a poluição, promover áreas úmidas e evitar o aquecimento local;

4. Planejamento das vias e das moradias, também colabora para diminuir o trajeto entre a residência e o local de trabalho do cidadão.

5. Aumento do uso de energia sustentáveis e alternativas;

6. Organização da mobilidade urbana e a diminuição das desigualdades sociais e dos índices de violência;

7. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que até 2050, 68% da população mundial viverá em centros urbanos, o que significa que dois terços dos habitantes da Terra estarão morando em espaços urbano. Só não sabemos como esses 68% da população mundial estarão vivendo.

DIFUSÃO DO EMPREENDEDORISMO COMO FONTE DE GERAÇÃO DE RIQUEZA ENTRE OS MORADORES DE UMA CIDADE

A falta de organização e planejamento urbano é um problema para os gestores públicos.

Ao permitir que comunidades inteiras convivam ao lado de um rio contaminado pelo esgoto não tratado de uma cidade, estabelecendo a cobranças de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – de imóveis irregulares, e, em lugares onde não há qualquer tipo de investimento público para a urbanização, onde sequer existam vias públicas; iluminação pública; postos de saúde; escola; creches; praças; árvores; sinalização; segurança; etc., etc., etc., apenas retardam a instalação e a difusão do empreendedorismo como fonte de geração de riquezas e empregos para os habitantes de uma cidade. 



Uma ideia inovadora para repensar o espaço urbano é a geração e elaboração de planos diretores para o impulsionamento de cidades e bairros que priorizem a sustentabilidade do meio ambiente com o desenvolvimento das relações econômicas.

Esse novo modelo aparando na fomentação da responsabilidade social, irá atrair cada vez mais aportes por parte das empresas que desejam fixar suas atividades operacionais nas sustentáveis também conhecidas pelo nome de: ‘cidades inteligentes’.


O que são aportes?

De acordo com o Dicio – Dicionário Online de Português o significado de aporte é:

Subsídio; qualquer tipo de auxílio que se destina a um propósito específico: aporte financeiro, social, literário, científico.

PUBLICIDADE 

VAI UM CHOCOLATE, AGORA?


Vamos imaginar que o seu bairro é uma grande empresa que precisa de recursos financeiros para promover outras atividades como: lazer, cultura, esporte, saúde, educação, iluminação pública, pavimentação, e segue a lista de prioridades para se tornar um lugar aconchegante e acolhedor para todas as pessoas que nele vivam.


 


Cabe ao Estado promover o bem-estar da coletividade através das chamadas políticas públicas, que nada mais são que: ações e decisões do governo para resolver conflitos e promover soluções que atendam a necessidades de todos os agentes interessados em manter as relações sociais equilibradas.

A sociedade deve participar dessas ações, e, a forma mais coerente para exercer esse papel social como cidadão é através do voto

Ao eleger um legislador o cidadão estará tendo voz para ser representado junto as demais autoridades públicas, que deverão atender as necessidades dos munícipes.

É por esse motivo que, um vereador deve conhecer qual é a sua função social, e, quais as suas atribuições constitucionais para cobrar do Poder Executivo a realização de ações equilibradas para atender as demandas da população.

De fato, em raríssimas ocasiões enxergamos a atuação dos vereadores de um Município, isso somente ocorre em vésperas do pleito eleitoral. 

Estamos mais acostumados a presenciar cenas deploráveis de agentes políticos flagrados em escândalos de trocas de cargos, distribuição do dinheiro público entre membros de foro íntimo, compras de produtos superfaturados, desvio de poder e desvio do dinheiro público, e por aí em diante.


PERGUNTAS FREQUENTES:

Quais são os principais benefícios do planejamento urbano?

- Aumenta a saúde da população;

- Torna o transporte público mais eficiente;

- Amplia a economia da cidade;

- Melhora a qualidade de vida das pessoas, etc.


Como o planejamento urbano influência no nosso dia-a-dia?

Seu principal objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida aos habitantes daquela determinada região. Isso quer dizer que a falta de um planejamento urbano, ou um planejamento ineficiente, pode impactar a mobilidade urbana, o acesso a serviços essenciais e de lazer, bem como o meio ambiente.

Fonte: Como o planejamento brasileiro urbano influência na sociedade




Comentários