QUEM SERÁ QUE INVENTOU O DELIVERY?
Conta um famoso historiador - do tipo que trabalha com delivery - que a primeira entrega do tipo 'delivery' meio rudimentar, aconteceu em Roma, por volta do ano de 1889, após a entrega de uma pizza para o Rei Umberto e a Rainha Margherita.
O pizzaiolo Raffaele Esposito, para impressionar os monarcas, preparou a pizza cobrindo a massa com tomates, mussarela e manjericão, lembrando as cores da bandeira italiana.
Esse, Raffaele, realmente, foi um empreendedor de visão, pois, que a Rainha gostou tanto da pizza, que a chamou de Pizza de Margarita.
Noutra parte do Planeta, um outro historiador, atribuiu o fato da origem do delivery, tal qual o conhecemos atualmente, ter surgido em meados do século XIX.
Nesse caso, as entregas começaram a ser realizadas por uma grupo de trabalhadores que levavam as refeições diárias na hora do almoço para outros milhares de trabalhadores indianos.
Esses entregadores de comida, ficaram conhecidos pelo nome de dabbawalas. . Esses trabalhadores desenvolveram uma técnica tão precisa de comunicação entre eles e seus cliente, além de uma precisão simples e eficaz nas entregas que são feitas com a utilização de trem 🚂 e bicicletas 🚲.
Vamos deixar uma coisa bem clara:
Os dabbawalas apenas entregavam as marmitas de outros trabalhadores que contratavam em seus serviços específicos.
O negócio desses entregadores de marmitas funciona mais ou menos assim:
Eles eram contratados para pegar a comida na casa do funcionário X em determinada hora. Aí esse entregadores levam essas marmitas até o local onde o funcionário Y está trabalhando. E tem que ser tudo muito rápido, porque a comida tem que chegar quentinha no local onde o funcionário Y está trabalhando.
Deu para entender né?
Esse serviço de entrega era ultra moderno, organizado, rápido, e, seguro para os padrões da época, já que o produto seguia até seu destino por meios de meios de transportes bastante precários.
Os dabbawalas podiam entregar mais de 400 mil marmitas diariamente, Já pensou nisso?
No caso da pizza da rainha, essa foi uma entrega de pizza feita para uma pessoa importante. Era um evento único que não se repetiu com frequência na época. No entanto, esse evento é considerado o marco inicial da pizza moderna, que se tornou um prato popular em todo o mundo.
No caso dos 'bhagats' (como são chamados os entregadores de comida indianos), essa era um prática comum que era realizada todos os dias. Essa prática pode ser considerada a origem do delivery moderno.
Você sabe de onde vem a palavra delivery?
O termo delivery tem origem no verbo em inglês 'to deliver', que significa para quem fala português: entregar.
O DELIVERY E AS GUERRAS
Quando assistimos alguns filmes de guerra, prestamos atenção na história, no elenco, nas música, na quantidade e qualidade das cenas que reforçam os ataques aéreos, explosivos, muito sangue e bombardeios.
Difícil mesmo assistir um filme que descreva e retrata como é a rotina dos soldados que trabalham na cozinha dos acampamentos e como esse pessoal dividem as rações de alimentos para cada soldado em combate não parece ser tão glamouroso e não chamam tanta atenção do público.
Apenas em documentários históricos poderemos encontrar algum material referente ao trabalho dos soldados que trabalham nas cozinhas, cuidam dos animais, ou das costureiras que fazem os uniformes dos valentes combatentes.
Apenas me lembro de filme que retratam a rotina de um acampamento militar em comédias onde soldados descascam cebolas por punição numa tentativa de fazer o espectador rir.
Realmente, nas ‘telonas’ a forma como é feita a comida e a sua distribuição entre os soldados dificilmente aparece, embora, o sistema delivery tenha sido aprimorado durante as guerras mundiais.
Os soldados que trabalham nas cozinhas são responsáveis por preparar as refeições para milhares de pessoas, muitas vezes em condições adversas. Eles precisam ser capazes de cozinhar alimentos que sejam nutritivos, saborosos e que possam ser transportados e armazenados por longos períodos de tempo.
A distribuição dessa ração de alimentos também não é uma tarefa fácil, pelo contrário, muito complexa, já que se precisa garantir que cada soldado receba a quantidade adequada de comida para se manter saudável ante ao combate. Embora, saibamos que em determinadas circunstâncias, até mesmo nem comida chega até os soldados em combate.
Um filme que explorasse esses aspectos das guerras poderia ser uma adição significativa ao cinema e à história humana, talvez levando as pessoas a compreenderem que as guerras não são repletas de heróis, mas sim de homens e mulheres comuns, e que não necessitamos de guerras para alcançar a paz.
Mostrar como são distribuídos os alimentos nos conflitos é uma oportunidade para mostrar a importância da logística e da organização em um guerra, além de humanizar os soldados que trabalham na cozinha e os soldados que recebem as rações de alimentos.
- um filme que focasse na história de um grupo de soldados que trabalham na cozinha do acampamento milita e de como eles foram recrutados, treinados e como eles trabalham em condições adversas submetidos a pressão da própria guerra, de suas histórias e de estar em meio a um conflito de interesses mundiais ou nacionais;
- um roteiro que conte a história dos alimentos que são fornecidos durante os conflitos armados, onde são produzidos, como os países em conflito compram alimentos em caso de sanções econômicas, e como toda a logística é feita.
Acredito que um filme como esse seria um sucesso de critica e de público, além de ser educativo, por ser um documentário ou um drama, até mesmo um romance, mas que mostrasse a vida dos soldados que trabalham arduamente para que outros partam para o embate corpo a corpo.
Uma realidade frequentemente ignorada é que cenas de comida podem parecer fora de contexto ou até irônicas em filmes que retratam a violência das batalhas.
Entretanto, é necessário que os alimentos cheguem aos soldados entrincheirados de maneira eficiente e segura.
Ao longo da história, as rações militares evoluíram significativamente. Inicialmente, os soldados preparavam suas refeições com os recursos disponíveis. Com o passar do tempo, os exércitos passaram a fornecer rações prontas para consumo, tanto em campo quanto fora dele.
No entanto, foi apenas durante as duas Grandes Guerras que as rações militares receberam a devida atenção e melhorias para satisfazer as necessidades dos soldados.
As rações agora são embaladas em recipientes herméticos para evitar que se estraguem. Além disso, os alimentos são preparados de modo a poderem ser consumidos sem necessidade de cozimento.
LEIA TAMBÉM
COMO CADASTRAR A EMPRESA NUM APLICATIVO DE DELIVERY?
MARKETPLACE E E-COMMERCE: COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DE NEGÓCIOS ONLINE
Já declaro:
Sou contra qualquer tipo de confronto armado.
Acho que o melhor caminho para compor um litígio sempre será através do diálogo para garantir a vida dos homens e das espécies que habitam o Planeta.
Porém, já que estamos falando dos App para entrega de comida, teremos que falar sobre o delivery em campo de batalha.
As rações eram entregues em potes individuais, e, entregues nas trincheiras
Ou seja, o delivery já era realizado pelos soldados que trabalhavam nos acampamentos na parte de alimentação.
Hoje em dia, as rações militares sofreram transformações importantes para satisfazer as necessidades dos soldados, oferecendo alimentos mais nutritivos e equilibrados que podem ser consumidos em qualquer local e possuem um prazo de validade estendido.
Além disso, as rações são embaladas de forma a serem leves e compactas, o que facilita no transporte, principalmente, quando feito a pé.
A seguir, vamos dar uma breve visão geral de como funciona o sistema de entrega das rações militares:
PRODUÇÃO - As rações militares são produzidas por empresas privadas ou por órgãos governamentais. Elas são fabricadas em grandes quantidades e armazenadas em depósitos;
TRANSPORTE - As rações militares são transportadas para o campo de batalha por via terrestre, aérea ou marítima;
DISTRIBUIÇÃO - As rações militares são distribuídas aos soldados por meio de um sistema de logística.
O sistema de entrega das rações militares é complexo e exige um alto grau de coordenação. No entanto, é essencial para o sucesso das operações militares.
CONTRIBUIÇÃO:
As cebolas da comédia.
Se o autor daquela comédia sabia ou não.
Cebola é um alimento rico em vitaminas e minerais, e por ajudar a manter o moral das tropas
LEMBRANÇA DE INFÂNCIA
Lembrei que em casa todos os dias um vizinho que morava na rua de trás da nossa casa entregava o pão para a minha mãe.
Pensando bem: ele foi nosso primeiro contrato de prestação de serviços de entregas a domicílio.
Uma lembrança de infância que mostra que a pratica do delivery existe há bastante tempo.
Minha mãe era a cliente de um prestador de serviços que aproveitava para comprar o nosso pão na padaria todas as manhãs e minha mãe o pagava mensalmente.
É interessante pensar como as coisas mudaram desde então. Atualmente, as entregas são realizadas por empresas que oferecem esse serviço de entrega, mas, no passado era mais comum que as contratassem vizinhos ou amigos para fazer essas entregas.
O vizinho daqueles dias nos prestava um favor e ganhava um dinheiro extra todos os meses.
O DELIVERY TAL QUAL O CONHECEMOS
Esse delivery que conhecemos tomou fôlego após o término da 2ª Guerra Mundial, recepcionado pelo setor privado e incentivado pelos veículos de comunicação, principalmente, a televisão norte americana que passou a direcionar o consumidor para passar mais tempo na frente da ‘telinha’ comendo produtos que chegavam quentinhos na porta de casa.
Após o período das chamadas grandes guerras, houve um aumento do poder aquisitivo das pessoas, o que levou ao crescimento da demanda por produtos e serviços.
O setor privado percebeu essa oportunidade e começou a investir em novos negócios incluindo o delivery.
As empresas passaram a investir na publicidade através das imagens em programas de televisão, o que estimulava e incentiva o telespectador a ter vontade de comer, vestir, sentir e ser como os atores e personagens que surgiam nos programas e novelas.
Os comerciantes passaram a investir no delivery como forma pratica e conveniente de fazer com que o consumidor recebesse o produto na comodidade do seu lar.
Nos Estados Unidos, o delivery começou a se popularizar na década de 1950.
O Pizza Hut foi uma das primeiras empresas a oferecer entregas de pizza em domicilio.
Na década de 1960, o delivery começou a se espalhar para outros países, chegando ao Brasil.
Mas, foi apenas em 1980, que definitivamente o delivery se popularizou entre os brasileiro, através do Disk Pizza.
Depois, surgiram as entregas populares de comida japonesa, chinesa e mexicana. O produto mais popular daquela época era o China in Box, que continua ativo até hoje.
Aqui estão alguns fatores que contribuíram para o crescimento do delivery:
- Aumento do poder aquisitivo das pessoas;
- Investimento do setor privado;
- Popularização da televisão;
- Variedade de opções disponíveis;
- Conveniência e praticidade.
O delivery é um serviço que veio para ficar. Ele é uma tendência que continuará a crescer nos próximos anos.
DELIVERY É SÓ PARA COMIDA?
Não, né!
Embora usemos muito essa palavra apenas quando pedido uma comida pronta, o sistema de entrega de produtos em casa pode trazer vários itens para casa, loja, escritórios, indústrias e comércios variados, tais como:
- comida: é a aplicação mais comum do delivery. Os serviços de delivery de comida oferecem uma variedade de opções incluindo restaurantes, lanchonetes, pizzarias, churrascarias e outros;
- mercado: os serviços de delivery de mercado oferecem uma variedade de produtos, incluindo alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e limpeza;
- flores: os serviços de delivery de flores são uma ótima opção para presentear alguém ou para decorar um evento;
- presentes: os serviços de delivery de presentes oferecem uma variedade de opções, incluindo roupas, perfumes, calçados, joias e outros;
- bebidas: os serviços de delivery de bebidas oferecem uma variedade de opções, incluindo cervejas, vinho, refrigerantes, água e outros;
- remédios: os serviços de delivery de remédios são uma ótima opção para quem precisa de medicamentos com urgência;
- manutenção e reparos: os serviços de delivery de manutenção e reparos oferecem uma variedade de serviços incluindo conserto de eletrodomésticos, instalação de móveis e outros;
- entregas de documentos: os serviços de delivery de documentos são uma ótima para quem precisa enviar documentos com urgência.
O sistema de delivery ainda oferece outras vantagens como:
- conveniência: o delivery é uma forma conveniente de receber produtos em casa;
- praticidade: o delivery é uma forma prática de receber produtos em casa;
- economia de tempo: o delivery economiza tempo, pois as pessoas não precisam sair de casa para comprar produtos;
- economia de dinheiro: o delivery pode ser uma forma de economizar dinheiro, pois as pessoas podem aproveitar ofertas e descontos, principalmente, me lojas virtuais como o Conduto Ads.
Em 2017 no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o segmento de entregas gerou um faturamento de R$ 10 bilhões de reais.
De acordo com dados compilados pela startup Comprar Aciones, o mercado mundial de delivery de comida cresceu cerca de 27% durante o ano de 2020, passando de US$ 107 bilhões em 2019 para cerca de US$ 136 bilhões em 2020.
Esse crescimento do delivery também foi impulsionado pela expansão das redes de internet e a popularização dos aplicativos de delivery.
O mercado de Delivery tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos, e não tem projeção somente para o setor culinário, ele está se expandindo para outros setores, como:
- saúde: médicos, dentistas, clínicas e hospitais já oferecem serviços de entrega de medicamentos, exames e outros materiais;
- serviços: advogados, contadores, despachantes e outros profissionais já oferecem serviços de entrega de documentos, contratos e outros materiais;
- manutenção e reparos: mecânicos, eletricistas, pintores e outros profissionais já oferecem serviços de entrega de peças e equipamentos;
- mercado: supermercados, padarias, lojas de conveniências e outros estabelecimentos já oferecem serviços de entrega de produtos.
O sistema Delivery pode entregar o produto ou serviço em qualquer lugar, desde que haja oferta e procura.
VISITE NOSSO BLOG DE ARTESANATO -
VISITE NOSSO BLOG DE RECEITAS
VISITE NOSSA DE PROGRAMAS AFILIADOS
VISITE NOSSA REVISTA
Comentários