Postagem em destaque

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

COMO FUNCIONA ESSE NEGÓCIO DE SER EMPRESÁRIO INDIVIDUAL? Ser um empresário individual implica em gerir uma atividade empresarial por conta própria , sem a presença de sócios. Não existe um requisito de capital social mínimo para iniciar; isto é, não se exige um valor inicial de investimento no empreendimento. Imagem gerada pela IA Copilot Microempresas ou empresas de pequeno porte podem optar por regimes tributários como o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. A razão social de uma empresa corresponde ao nome civil do proprietário, seja completo ou abreviado, e a transferência da empresa só é possível em caso de falecimento do proprietário ou mediante autorização judicial. Quer entender melhor? Portanto, leia até o final deste artigo e, em seguida, realize a atividade que disponibilizaremos no Caderno de Respostas: Ideias e Soluções para ajudá-lo a começar a planejar sua empresa. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (EI) O Empresário Individual (EI) pode ser entendido como um regime em

JOVENS EMPREENDEDORES DE MENTE ABERTA

PODE O JOVEM APRENDIZ TRABALHAR NA MICROEMPRESA?

Sim, pode. 

Porém, isso é facultativo.

Para entender melhor o que é Microempresa será necessário ler a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar n.123/2006) quanto a sua classificação:

Microempresa: é toda empresa classificada como simples, individual ou de responsabilidade limitada e o empresário individual que obtenha um faturamento anual de até R$ 360 mil reais.

As Micro e Pequenas Empresas são responsáveis por 54% dos empregos. No Brasil, representando 99% do total de empresas privadas e respondem por 27% do Produto Interno Bruto do país.

LEIA TAMBÉM: O 'STATUS' SOCIAL DO EMPREENDEDORISMO

As microempresas de comércio e serviços podem empregar até 9 pessoas e sendo no setor industrial até 19 funcionários.

Mas, também caberá ao microempresário atender aos requisitos legais, previstos no Art. 428, do Decreto Lei n. 5.452, de 01 de maio de 1943 – CLT  .

Também caberá ao contratante observar a Lei da Aprendizagem, Lei n. 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

jovens que buscam novas oportunidades


EMPREGAR UM MENOR PARA TRABALHAR NA EMPRESA

Essa norma jurídica passou a servir de modelo para outros países como El Salvador e Espanha

A Constituição Federal de El Salvador, foi revisada em 2014, determinando no artigo 37, da Segunda Seção, referente ao Trabalho e Previdência Social, que:

Art. 37. O trabalho é uma função social; goza da proteção do Estado e não é considerado um artigo de comercio.

Em seguida, descreve em seu artigo 38, que:

Os menores de quatorze anos, e os que atingiram essa idade, mas que permaneçam sujeitos à escolaridade obrigatória por força da lei, não podem ser empregados em qualquer tipo de trabalho.
O seu emprego será autorizado quando considerado indispensável à sua subsistência ou à da sua família, desde que tal não impeça o cumprimento do mínimo obrigatório da escolaridade.
A jornada de trabalho para menores de dezesseis anos não pode ser superior a seis horas diárias e trinta e quatro horas semanais, em qualquer tipo de trabalho.
O trabalho insalubre ou perigoso é proibido para menores de dezoito anos. A lei deve definir (determinar) trabalho perigoso e insalubre.

É, o Brasil dando exemplo de cidadania e respeito às futuras gerações.

TODO CNPJ PODE EMPREGAR UM JOVEM APRENDIZ?

Não. Porque o programa Aprendiz Legal é permitido apenas para empresas de médio e grande porte.

AS DICAS DOS JOVENS PARA OS EMPRESÁRIOS MENTE ABERTA


 
Postagens retiradas do programa Jovem Aprendiz Brasil

Comentários