O QUE É PAPEL SOCIAL?

O Papel Social é o conjunto de expectativas de comportamento padronizado em relação a cada uma das posições (status) existentes em uma sociedade[i]

O papel social, sendo uma expectativa, envolve as ações e atitudes que se espera de nós pelos outros, com base no 'status' social que temos.

Nós não agimos isoladamente na sociedade; a cada instante, novos cenários emergem em nosso dia a dia, exigindo que assumamos diferentes papéis constantemente.

foto-da-organização-social-de-um-espaço
Pessoas representando o seu papel social

Isso não significa que alteramos nossa essência, um traço intrínseco de nossa personalidade, sempre que nos inserimos em diferentes realidades ou ambientes. Significa, porém, que as relações interpessoais e sociais são moldadas por um conjunto de elementos culturais e jurídicos que organizam o meio social. Assim, nosso comportamento se adapta conforme cada contexto específico.. 

O que ocorre é que desenvolvemos e desempenhamos nossos papéis de maneira tão espontânea e em conformidade com os desejos alheios, adaptando-nos às novas realidades, que muitas vezes não percebemos essas alterações comportamentais exigidas pelo meio.

Podemos considerar que a integração de papéis ocorre de maneira involuntária e constante, pois estamos sempre em interação com outras pessoas ao longo de nossas vidas.. 

Isso não significa que o indivíduo, mesmo estando sozinho, deixe de ocupar e desempenhar seu papel social. Pelo contrário, ele continua sendo um ator social, mesmo que esteja temporariamente isolado.

Ao longo de nossas vidas, desempenhamos diversos papéis como filhos, pais, avós, estudantes, professores, médicos, prisioneiros, entre outros. Frequentemente, assumimos múltiplos papéis simultaneamente, como por exemplo, ser mãe e professora na mesma situação social.

O papel social estabelece a estrutura social e as expectativas relacionadas aos deveres e direitos de cada ator social, gerando um conjunto de comportamentos, pensamentos e sentimentos que moldam a consciência coletiva dentro de um cenário artificial construído pela sociedade.

Portanto, o papel social de uma pessoa está relacionado à sua atuação dentro dos limites impostos pela sociedade, e o indivíduo deve respeitar as normas e obrigações que são inerentes ao convívio em grupo.

A sociedade é que estrutura o indivíduo para atuar e interagir em seus diversos espaços artificiais, criados pela ação social humana, como nos ambientes de trabalho, lazer, estudo e religioso. Contudo, é possível considerar que o único ambiente não moldado pela sociedade, mas que é a origem de tudo, é o ambiente familiar, que emerge naturalmente por meio dos laços de afinidade ou consanguinidade.

E, assim temos que:

“Os papéis sociais, com sua estrutura e dinâmica, repetem e concretizam, num âmbito microssociológico, a estrutura de contradição e oposição básicas que se realizam num âmbito maior entre papéis históricos constituída pela relação dominador-dominado” [ii]

Retornamos, então, a buscar refúgio no contexto histórico-social que analisamos até agora, onde é a divisão do trabalho que estrutura o espaço social, determinando posições distintas para os indivíduos na sociedade.

Aqueles que possuem os meios de produção exercem domínio, por um período, sobre aqueles que possuem a força de trabalho, e cada um, dentro desse cenário criado, assume o 'status' de ator social. 

Todas as pessoas interagem, desde que respeitem as regras estabelecidas pela organização social.

Entretanto, cada papel social está geograficamente situado em uma hierarquia social padronizada.

Na antiguidade, a sociedade era dividida entre escravos e senhores.

Atualmente, a divisão social padronizada está vinculada ao 'status' social através do capital econômico.

Nas sociedades primitivas, a posição social do indivíduo dentro de um grupo era determinada pela sua força física, idade e gênero.


Artigos Relacionados

o-que-e-papel-social


Matriarcado a Era da Promiscuidade Sexual








Publicidade
Smart Reading 
Esses pilares continuam erguidos até nossos dias, mas, incorporou-se a eles elementos mais práticos como o poder, a normatização dos atos sociais, o capital e os meios de produção.

Portanto, concluímos que: por meio dos meios de produção, o homem adquire uma posição social conforme seu 'status'.

É por meio desse 'status' que o homem desempenha um papel social, agindo conforme o que é esperado pela sociedade.

Além disso, é por meio desse 'status' social que obtemos nosso posicionamento hierárquico no contexto socioeconômico da sociedade à qual pertencemos.

Por essa razão, é importante saber e reconhecer a qual 'status' social pertencemos.


Leia Também:

o-que-e-papel-social









o-que-e-papel-social



















[i] DAHRENDORF, Ralf. Homo Sociologicus. Trad. De Manfredo Berger, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1969, p. 54.
[ii] NETO, Naffah. A Psicodrama, Descolonizando o Imaginário. São Paulo, Brasiliense. 1979, p.34

Comentários