FULL SERVICE OU MARKETPLACE

FULL SERVICE OU MARKETPLACE: QUAL DEVO ESCOLHER PARA FAZER MINHAS ENTREGAS?

Já falamos sobre o surgimento do delivery e da evolução dos aplicativos para entregar comida, agora vamos entender como eles funcionam e como você, empreendedor ou empresário, pode se cadastrar num desses aplicativos de entrega e quais são as vantagens e desvantagens de usufruir desse serviços.

full-service-marketplace
Imagem criada por Inteligência Artificial para representar um aplicativo de comida e entregadores dessas refeições

Os aplicativos de entrega atuam como facilitadores na relação entre estabelecimentos e clientes, permitindo que estes escolham os produtos desejados e façam seus pedidos de forma prática e rápida.  Após a escolha dos itens , o pedido é enviado ao restaurante, que prepara a refeição e a entre para o entregador cadastrado na plataforma. Este profissional, por sua vez, realiza a entra ao cliente final, garantindo agilidade comodidade.

Para se cadastrar em um aplicativo de entrega, o empreendedor ou empresário precisa seguir alguns passos:

  1. É necessário pesquisar quais são os aplicativos disponíveis na região onde o seu estabelecimento está localizado.
  2. Depois será preciso entrar em contato com o aplicativo escolhido, e seguir as instruções de cadastro oferecidas por cada plataforma. Geralmente é necessário fornecer as informações sobre o seu estabelecimento, como: endereço, cardápio, formas de pagamento, entre outros requisitos para orientação da plataforma.
Após encontrar o que melhor atende às necessidades do estabelecimento comercial, o empreendedor terá a opção de escolher entre o marketplace, onde apenas a captação do pedido é realizada, ou o full service, que inclui tanto a captação do pedido quanto o serviço de entrega.

Dentro de uma aplicativo de entrega de alimentos, as categorias 'marketplace' e 'full service' representam diferentes abordagens de negócios. 

No modelo de marketplace, a plataforma conecta consumidores a restaurantes parceiros, facilitando a escolha e a entrega dos pedidos. Já no modelo ful service, a empresa é responsável por toda a operação, desde a preparação dos alimentos até a entrega ao cliente final. Cada modelo possui suas próprias características e benefícios, atendendo às necessidades variadas dos usuários.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Marketplace:

  • Plataforma Aberta: O modelo de marketplace é uma plataforma aberta que conecta restaurante e clientes. Ele atua como intermediário, fornecendo uma interface onde os usuários podem procurar restaurantes locais e fazer pedidos diretamente;
  • Parcerias com restaurantes. O aplicativos pode firmar parcerias com uma variedade de restaurantes usem seus próprios serviços de entrega ou terceirizam para empresa de entrega.
  • Variedades de opções: Os usuários têm acesso a uma ampla variedade de opções de restaurantes e tipo de comida.
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Full Service:

  • Integração Vertical. O modelo de full service envolve uma integração vertical mais profunda. O aplicativo não apenas conecta os clientes aos restaurantes, mas também gerência diretamente o processo de pedido, pagamento e entrega;
  • Sistema de pagamento integrado. Oferece um sistema de pagamento integrado, no qual os clientes fazem pagamento diretamente através do aplicativo;
  • Controle total sobre a experiência do cliente. Como o modelo full service, o aplicativo tem um controle mais abrangente sobre toda a experiência do cliente, desde a escolha do restaurante até a entrega.
Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens.

VANTAGENS DO MARKETPLACE 

1. Exposição de produtos:

  • Em grandes marcas, o site próprio representa cerca de 30% das paginas visitadas, enquanto o markteplace representa 70%;
  • Para lojas menos conhecidas, esse percentuais mudam para 5% e 95%, respectivamente;
  • O Marketplace oferece maior visibilidade para os produtos.

2. Uso da Logística:

  • Quando uma marca adere a um marketplace, ela automaticamente passa a usar a logística do próprio marketplace;
  • Isso inclui emissão de nota fiscal e postagem do produto nos Correios;
  • O  envio via marketplace também garante um valor de frete mais competitivo e uma entrega mais ágil em comparação com plataformas de e-commerce menores.

3. Volume de Tráfego:

  • O marketplace proporciona visibilidade online bem maior para a marca;
  • Durante períodos de alta venda, como a Black Friday, pode gerar resultados significativos.

4. Segurança na Entrega:

  • A credibilidade do marketplace é um fator importante para parte do público;
  • Muitos compradores confiam nas grandes marcas por trás do marketplace, mesmo que não percebam que há lojistas menores vendendo por meio dessas plataformas.

DESVANTAGENS DO MARKETPLACE

1. Falta de Personalização:

Como os vendedores operam dentro de uma plataforma padronizada, eles têm menos controle sobre a aparência e a experiência de compra em suas lojas virtuais.

Imagem gerada por IA representando o marketplace

Em resumo, o Marketplace oferece exposição, logística e visibilidade, mas a falta de personalização pode ser uma desvantagem para alguns vendedores. Cabe aos lojistas avaliar qual modelo se alinha melhor aos seus objetivos e recursos.

VANTAGENS DO FULL SERVICE:

Um modelo de agência full service abrange uma ampla gama de serviços de marketing e publicidade para os clientes. Vamos explorar suas vantagens:

1. Integração de Informações e Campanhas:

  • Uma agência full service oferece todas as estratégias de comunicação para a marca;
  • Isso economiza tempo e dinheiro para os clientes, garantindo que todas as estratégias sejam trabalhadas de forma sintonizada;
  • Evita discrepâncias na imagem e comunicação da empresa.

2. Visão Estratégica das Marcas:

  • Os clientes têm à disposição um quadro completo de soluções;
  • A agência pode atender a uma variedade de necessidades em áreas como estratégias online e offline, desenvolvimento de sites, SEO, assessoria de imprensa, design gráfico e muito mais.

DESVANTAGENS DO FULL SERVICE:

1. Responsabilidade Integral sobre Erros:

  • A agência assume a responsabilidade por todos os aspectos dos processos.
  • Erros podem afetar várias áreas, exigindo expertise em todas as etapas.

2. Equipes com Diferentes Competências:

  • Nem todas as equipes têm igual competência em todas as áreas;
  • A gestão eficaz é crucial para garantir qualidade em todos os serviços.

Em resumo, o modelo full oferece integração, economia e visão estratégica, mas requer uma gestão cuidadosa para evitar desvantagens.

A escolha entre os dois dependerá dos objetivos e recursos específicos da plataforma de entrega.

Depois dessas dicas, você poderá escolher o melhor serviço prestado pelo aplicativo.

Agora, faça o cadastro de acordo com o seu estabelecimento, aqui vão algumas dicas de aplicativos para entrega.

Loggi: Oferece entregas rápidas e confiáveis, com diversas opções de veículos. 

Loggi, é uma empresa brasileira de tecnologia logística que oferece serviços de entrega e logística para empresas. O aplicativo conecta empresas que precisam de entregas com uma rede de mensageiros independentes para realizar essas entregas de maneira eficiente. 

James Delivery - é um serviço de entrega que opera em diversas cidades do Brasil. Ele permite que usuários façam pedidos de alimentos, como compras em supermercado, produtos farmacêuticos e outros itens, que são entregues na porta de sua casa por entregadores parceiros cadastrados na plataforma.

99 Entrega: outra opção bem acessível, com preços geralmente mais baixos que os outros marktplaces. 

Também oferece seus serviços em território brasileiro e de mobilidade urbana, oferecendo produtos diversos, como alimentos, compras de mercado, medicamentos e outros itens, por meio de entregadores parceiros cadastrados na plataforma.

 Existem também a Uber Eats (Internacional): operando em vários países, o Uber Eats é uma plataforma de entrega de alimentos associadas À Uber.

DoorDash (Estados Unidos, Canadá, Austrália): A DoorDash é uma plataforma de entrega de alimentos que opera principalmente na América do Norte e Austrália.

Deliveroo (Internacional): A Deliveroo é uma empresa de entrega de alimentos que opera em várias cidades em todo o mundo.

Postmates (Estados Unidos): O Postmates é um serviço de entrega de alimentos e outros produtos, operando principalmente nos EUA.

Grubhub (Estados Unidos): A Grubhub é uma plataforma de entrega de alimentos que opera nos EUA.

Just Eat Takeaway.com (Internacional): Essa empresa opera em vários países e é conhecida por fornecer serviços de entrega de alimentos online.

Zomato (Internacional): Originalmente da Ìndia, a Zomato se expandiu internacionalmente, oferecendo serviços de entrega de alimentos;

Glovo (Internacional): A Glovo é uma empresa de entrega de alimentos e outros produtos que opera em diversos países.

Koubei: Uma joint venture entre a Alibaba e a Ant Financial, a Koubei oferece serviços de entrega de alimentos, além de reservas em restaurantes e outras atividades relacionadas à alimentação.

Meituan Dianping: Uma das maiores plataformas de serviços online da China, a Meituan Dianping oferece uma ampla gama de serviços, incluindo entrega de alimentos, compras, reservas de hotéis e muito mais.

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Para se cadastrar em um marketplace de aplicativo de entrega de comida, como o iFood, você pode seguir os seguintes passos:

  • Ter um CNPJ e ler atentamente os requisitos fornecidos no site oficial da plataforma do delivery;
  • Crie uma conta no marketplace escolhido, fornecendo informações básicas como nome, e-mail, telefone e endereço;
  • Aceite os termos e condições da plataforma;

Se você optou por um aplicativos de comida full service, você não precisa se preocupar com a logística de entrega, pois o aplicativo faz todo o processo desde o pedido até a entrega do produto.

Alguns exemplos de empresas que oferece o serviço de full service:

Amazon Fresch (nternacional): A Amazon Fresch é um serviço de entrega de mantimentos e produtos frescos oferecidos pela Amazon em várias regiões ao redor do mundo;

Instacart (Estados Unidos, Canadá): A Instacart oferece serviços de entrega de mantimentos, produtos farmacêuticos e até mesmo itens de lojas locais em várias cidades dos EUA e Canadá;

Shipt (Estados Unidos): Shipt é uma empresa que oferece entrega de mantimentos, produtos domésticos e outros itens essenciais nos Estados Unidos.

iFood: Embora seja conhecido principalmente por seu serviço de entrega de alimentos, o iFood expandiu suas operações para oferecer também a entrega de produtos de supermercado e outras categorias, buscando oferecer um serviço mais abrangente;

Rappi: A Rappi é uma plataforma que oferece uma variedade de serviços, incluindo entrega de alimentos, compras de supermercado, farmácia, produtos de conveniência, e até mesmo a entrega de dinheiro.

Bem, esses são alguns exemplos, existem muitas outras empresas do ramo aqui no Brasil e em outros países o que facilita a expansão do seu negócio sem a necessidade de abrir novas unidades fiscais em outros territórios nacionais e, até mesmo internacionais.

A facilidade do aplicativo garante o sucesso na entrega, já que você não precisará coordenar os trabalho para um motoboy entregar distante as suas encomendas.

Espero que tenha ajudado você a escolher qual o melhor aplicativo: Full Service ou Marketplace para você fazer as suas entregas.

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Imagem gerada por inteligência artificial demonstrando como o blog imagina o entregador por delivery no futuro


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