INFORMAÇÕES OPERACIONAIS
Neste artigo vamos falar sobre os aspectos essenciais de um plano de negócios, concentrando-se especificamente nas informações operacionais.
Discutiremos a importância dessas informações na elaboração de um plano abrangente e eficiente, analisando como elas influenciam o sucesso e a sustentabilidade de um empreendimento.
Imagem: Informações operacionais de pesquisas |
Através desta analise, esperamos fornecer insights e diretrizes valiosas para aqueles que desejam desenvolver um plano operacionalmente sólido para o seu negócio.
Ao final, deixaremos um modelo de um Plano de Negócios para um Empresa de Sabões Artesanais que denominamos de Terra.
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Fique conosco até o final.
PLANO DE NEGÓCIOS E AS INFORMAÇÕES OPERACIONAIS
Informações operacionais são os dados e informações que são coletados e analisados para apoiar as operações de uma empresa.
Essas informações pode incluis dados sobre vendas, finanças, produção, recursos humanos e outros aspectos do negócio.
As informações operacionais são essenciais para que as empresas tomem decisões baseadas em informações consistentes e não em mera opiniões e impressões pessoas do mercado.
É necessário que o empresário ou o microempreendedor entenda que o cenário do mercado mudou muito nesse período pós restrições provocadas pela pandemia do Covid-19. Atualmente, o cliente procura qualidade e preço compatíveis com suas condições financeiras, e, caso não encontre um desses dois critérios para comprar um produto ou um serviço, acaba deixando de efetuar a transação comercial naquele estabelecimento buscando um outro lugar.
As informações operacionais podem se usadas para monitorar o desempenho da empresa, identificar oportunidades de melhoria, tomar decisões estratégicas e gerenciar riscos.
Passaremos agora a identificar alguns critérios importantes para você mapear quais serão as informações a ser coletadas para a elaboração do plano de negócio.
Vamos iniciar por dados de vendas.
Dados de vendas, são todas as informações de saídas de produtos ou serviços, captadas e armazenadas, geralmente em um CRM de vendas.
Customer Relationship Manegement - CRM ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta usada como estratégia dentro de um conjunto de práticas e tecnologias utilizadas pelas empresas para gerenciar e melhorar o relacionamento com os clientes.
O CRM, tem como objetivo principal aprimorar a experiência do cliente, personalizando o atendimento e aumentando a fidelização do cliente ao produto ou serviço prestados pela empresa.
Essa estratégia de vendas prioriza a satisfação do cliente que dessa forma permanece por mais tempo envolvido com as propostas iniciais do programa da empresa, garantindo assim, a retenção do cliente a essas propostas.
Isso tudo é feito por meio da coleta de informações fornecidas pelos clientes através do histórico de compras, preferências por produtos ou serviços, reclamações ou feedbacks, que são armazenadas em um banco de dados centralizados por um programa de software desenvolvido pela empresa.
Além disso, o CRM, também auxilia nas atividade de vendas e marketing, facilitando o acompanhamento de leads, oportunidades de negócios, campanhas de marketing e análise de resultados. Com o uso de tecnologias como o software de CRM, as empresas podem automatizar processos, com o envio de e-mails, segmentação de clientes e relatórios de desempenho.
O CRM é utilizado em diversos setores, como no varejo, serviços financeiros, telecomunicações, indústrias, entre outros, e está se tornando cada vez mais importante em um mundo onde o relacionamento com o cliente é crucial para o sucesso das empresas.
Usar o CRM como ferramenta estratégica de vendas é a oportunidade ideal para garantir o sucesso dos negócios ligando a sua marca ao seu cliente.
Essa ferramenta é essencial para qualquer estratégia de venda eficaz, porque permite que as empresas rastreiem e gerenciem as interações com os clientes e potenciais futuros clientes.
Além disse, um CRM pode ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente ao personalizar a comunicação e a melhorar o atendimento ao cliente.
Isso pode levar a um aumento na satisfação do cliente, retenção, e finalmente, a lucratividade obtida através das vendas. Portanto, um CRM nada mais é senão, uma poderosa ferramenta para aproveitar todas as oportunidades de negócios e fortalecer a sua marca.
Essas informações serviram de base de dados para os clientes, e, principalmente, para as empresas, que os analisam e utilizam no fortalecimento das estratégias de negócio, melhorando suas vendas, desenvolvendo mais engajamento dos agentes de vendas e muito mais.
Um outro critério que deverá ser observado por você na hora de elaborar o seu plano de negócios, quanto as informações operacionais, está relacionado ao volume de vendas que sua marca realiza durante um determinado período.
O volume de vendas, representa o total de produtos ou serviços vendidos durante determinado período por uma empresa.
Calcular o volume de vendas não é tão difícil quanto se parece, para isso você apenas precisa fazer a seguinte conta:
QUANTIDADE DE VENDAS X QUANTIDADE DE DIAS DE UM TERMINADO MÊS
Vamos imaginar a seguinte situação:
"Você vendeu 200 camisetas por dia, num mês que tem 31 dias:
O cálculo será o seguinte:
200 x 31 = 6.200 vendas realizadas naquele mês.
Simples, né?
O volume de vendas pode ser calculado de diferentes formas, dependendo do tipo de produto ou serviço, do período analisado e dos critérios utilizados.
O volume de vendas bruto é a quantidade total de unidades vendidas, sem descontar os custos e as devoluções;
Por exemplo se uma empresa vendeu 1000 camisetas por R$ 50,00 cada uma, o seu volume de vendas bruto foi de R$ 50.000.
O volume de vendas líquidas é a quantidade total de unidades vendidas para cada produto ou linha de produtos;
Basta subtrair do volume bruto as despesas com estoque com frete, com imposto e com devoluções. Por exemplo, se uma empresa teve um custo médio por unidade igual a R$ 40,00 e teve 10% das unidades devolvidas pelos clientes, o seu volume de vendas líquido foi:
volume líquido = volume bruto - (custo médio x unidades totais) - (custo médio x unidades devolvidas)
Volume líquido - R$ 50,00 - (R$ 40 x 1000) - (R$ 40 x 100)
Volume líquido = R$ 40,00
Obs. Esse cálculo obtivemos com a IA Bing da Microsoft
O volume de vendas por por canal é a quantidade total de unidades vendidas para cada meio de distribuição ou canais digitais;
O volume de vendas por região é a quantidade total de unidade vendidas para cada área geográfica ou mercado.
Para calcular o volume de vendas por canal, basta somar os volumes líquidos dos canais que utilizou a empresa para comercializar seus produtos ou serviços.
Por exemplo, se uma empresa vendeu seus produtos pela internet, pela loja física, pelo telefone e pelo WhatsApp, o seu volume total foi:
Volume total = volume internet + volume loja física + volume telefone + volume whatsApp.
Para calcular o volume de vendas por produtos, basta somar os volumes líquidos dos produtos que compõem a linha comercial da empresa. Por exemplo, se uma empresa vendeu camisetas (R$50), calças (R$80), e tênis (R$120), o seu volume total foi:
Volume total = volume camisetas + volume calças + volume tênis
Volume total = R$ 50 + R4 80 + R$ 120
Volume total = R$ 250,00
Para calcular o volume de vendas por região, basta somar os volumes líquidos das regiões ou mercados, que atendeu a empresa. Por exemplo, se uma empresa atendeu a região norte, sul, centro-oeste, sudeste e nordeste, o seu volume total foi:
Volume total = volume norte + volume sul + volume centro-oeste + volume sudeste + volume nordeste.
O cálculo do volume de vendas é importante para um negócio por permitir a avaliação do desempenho comercial da empresa em relação aos sue objetivos e metas.
Além disso, o cálculo do volume de vendas ajuda a identificar as oportunidades e ameaças do mercado, bem como as forças e fraquezas da estratégia comercial da empresa.
Se você busca mais informações sobre o cálculo do volume de vendas e qual a sua importância para um negócio, leia esse artigo que encontrei na web que poderá ser bem útil para você:
VOLUME DE VENDAS: O QUE É E COMO CALCULÁ-LO
Bem interessante, né?
Nosso próximo critério a ser analisado para servir de parâmetros na elaboração do nosso plano de negócios será a receita.
Ah, tá! Eu também estou escrevendo um blog de receitas: Tempero, Sabores e Receitas, mas, não se trata do mesmo tema tá?
Receitas, terá uma abordagem econômica e não as receitas que estamos postando no blog Tempero, Sabores e Receitas, que são baratas, gostosas e saudáveis.
As receitas que iremos abordar neste artigo nem sempre são saborosas e saudáveis, por vezes, são bem amargas e em alguns casos bem doloridas.
Neste momento, devemos nos ater ao fato de que Receitas, são:
O montante total de dinheiro que uma empresa ou indústria arrecada com a venda de seus bens ou serviços, além de outras entradas provenientes de rendimentos de aplicação financeira, cobranças de royalties, entre outros.
É uma medida importante para avaliar a da saúde financeira de uma empresa e sua capacidade de gerar lucros. A receita é calculada multiplicando a quantidade de bens ou serviços vendidos pelo preço de venda de cada unidade.
Receita, portanto, é todo o dinheiro que contribuirá como parcela positiva na hora de fazer as contas dos lucros gerados, aumentando o ativo patrimonial de uma empresa.
Encontrei outro artigo bem interessante na web que poderá te auxiliar a calcular a receita da sua empresa.
Leia: Conceito de receita e a definição contábil de principal e agente.
Este agora será nosso último critério para o tema informação operacionais para a elaboração dos seu plano de negócios.
Vamos falar sobre margem de lucro.
Todo mundo quanto pensa em constituir um novo empreendimento passa a imaginam o quanto sua empresa vai ganharam e, com esse pensamento, muitos fracassam antes mesmo de vender o seu primeiro produto ou serviço.
A margem de lucro é calculada da seguinte forma:
Divide-se o lucro pela receita total e multiplica-se por 100
Um exemplo:
Uma empresa vendeu um produto pode R$ 100,00 e tem um custo de R$ 60 na produção desse produto.
A margem de lucro pode ser usada para avaliar à saúde financeira da empesa, a eficiência operacional, a rentabilidade e a competitividade do negócio,
Existem diferentes tipos de margem de lucro, a líquida, a operacional, a financeira e antes dos juros e impostos.
Cada uma delas pede um aspecto diferentes do desempenho da empresa. Para saber mais sobre o que é margem de lucro e como calcular, você pode consultar os seguintes sites:
Portáis contábeis - Fala sobre à Margem de lucro: o que é e como calcular; O que é a margem de lucro e como calcular), com seu artigo: Margem de lucro: entenda o que é e como fazer o cálculo e O que é a margem de lucro e como calcular.
As informações operacionais são essenciais para que as empresas tomem decisões informadas e sejam eficientes em suas operações. Elas podem ser usadas ara monitorar o desempenho da empresa, identificar oportunidades de melhoria, tomar decisões estratégicas e gerenciar riscos.
Por enquanto ficaremos com esses critérios que te ajudaram na elaboração do plano de negócios da sua empresa.
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS COM DADOS OPERACIONAIS.
EMPRESA: SABÕES ARTESANAIS DA TERRA
Localização: Guarulhos, São Paulo, Brasil
Data: 24 de dezembro de 2023
RESUME EXECUTIVO
A Sabões Artesanais da Terra é uma empresa que produz e comercializa sabonetes artesanais feitos com ingredientes naturais. A empresa foi fundada em 2023, por João Silva, um artesão apaixonado por cuidados com a pele e a sustentabilidade.
A empresa vende seus produtos por meio de um site de comércio eletrônico e também participa de mercados e feiras de artesanato locais. A empresa oferece opções de personalização para perfume e embalagem para atender às preferências dos clientes.
A empresa está segmentada nos consumidores que buscam soluções de cuidados com a pele naturais e únicas. A empresa acredita que está bem posicionada para capitalizar a crescente demanda por produtos ecológicos e orgânicos.
ANÁLISE DA INDÚSTRIA
O mercado de sabonetes artesanais está crescendo a um ritmo acelerado. O crescimento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a crescente demanda por produtos naturais e ecológicos, o aumento da conscientização sobre os benefícios dos sabonetes artesanais e a crescente popularidade das mídias sociais.
O mercado de sabonetes artesanais é altamente fragmentado, com uma variedade de pequenas empresas atendendo a segmentos de nicho de clientes. A Sabões Artesanais da Terra está bem posicionada para competir nesse mercado, pois oferece produtos de alta qualidade, feitos com ingredientes naturais e personalizados para atender às preferências dos clientes.
PLANO DE MARKETING
A Sabões Artesanais da Terra usará uma variedade de estratégias de marketing para alcançar seu público-alvo. As estratégias incluem:
- Marketing de conteúdo: a empresa criará conteúdo relevante para seu público-alvo, como artigos, vídeos e tutoriais, para educar os consumidores sobre os benefícios dos sabonetes artesanais;
- Marketing de mídia social: a empresa usará plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e Pinterest para promover seus produtos e interagir com os clientes;
- Marketing de eventos: a empresa participará de mercados e feiras de artesanato locais para promover seus produtos e interagir com os clientes.
PLANO DE OPERAÇÕES
A Sabões Artesanais da Terra produzirá seus sabonetes em uma pequena fábrica localizada em Guarulhos, São Paulo. A empresa usará ingredientes naturais e métodos de produção tradicionais para criar sabonetes de alta qualidade.
A empresa usará um sistema de gestão de estoque para garantir que tenha um suprimento suficiente de produtos para atender à demanda. A empresa também usará um sistema de logística para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes de forma rápida e eficiente.
PLANO FINANCEIRO
A Sabões Artesanais da Terra espera gerar R$ 100.000 em receita no primeiro ano de operação. A empresa espera alcançar o ponto de equilíbrio no segundo ano de operação.
Os custos de operação da empresa incluem custos de ingredientes, custos de produção, custos de marketing e custos administrativos. A empresa espera que os custos de operação representem aproximadamente 60% da receita.
CONCLUSÃO
A Sabões Artesanais da Terra é uma empresa promissora com um forte potencial de crescimento. A empresa está bem posicionada para capitalizar a crescente demanda por produtos ecológicos e orgânicos.
Exemplos de como a empresa pode informar os dados de vendas, volume de vendas, receitas, margens de lucro e participação de mercado no seu plano de negócios:
Você pode informar os dados através de gráficos, textos ou tabelas.
Exemplo de gráfico para dados de vendas:
- Número de unidades vendidas
- Valor total de vendas por mês
- Margem de lucro bruta por unidade
- Margem de lucro líquida por unidade
Imagem: de comparação de imagens |
- Número total de unidades vendidas no ano
- Valor total de vendas no ano
Fonte: Freepik |
- Receita total por ano
- Receita por produto
- Receita por canal de vendas.
- Margem de lucro bruta por ano
- Margem de lucro líquida por ano
- Margem de lucro por produto
- Margem de lucro por canal de vendas
Imagem: O sucesso de saber planejar um negócio |
Gráfico de participação de mercado
- Participação de mercado;
- Participação de mercado por produto
- Participação de mercado por canal de vendas.
Imagem: de pessoas planejando seu produto |
As informações sobre vendas, volume de vendas, receitas, margens de lucro e participação de mercado são essenciais para que a empresa monitore seu desempenho e tome decisões.
EM RESUMO:
- Use um sistema de gerenciamento de vendas para rastrear as vendas de forma precisa;
- Defina metas de vendas e monitore o seu progresso regularmente;
- Compare os dados de vendas históricos com os dados atuais para identifica tendências
- Use análise de dados para identificar oportunidades de melhoria.
Espero que esse artigo possa ter ajudado você a elaborar o seu plano de negócios. Você devera apenas adaptar o plano de negócios para atender melhor ás necessidades da sua empresa.
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