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AS MELHOR OPÇÕES PARA TRABALHAR EM CASA

Existem várias opções para começar um negócio em casa, aqui estão algumas ideias criativas para você começar: Leia o artigo - Qual é o porte da sua empresa? 1. ARTESANATO: Produza sabonetes, difusores de ambiente e velas perfumadas; Crie luminárias decoradas; Faça toalhas, porta-copos e jogos americanos em tecido, crochê, etc.; Confeccione panos de prato ; Desenvolva porta-objetos, prateleiras e nichos decorados ; Explore a arte do patchwork para criar mantas. Produza cachecóis de crochê. 2. Alimentação: A produção de alimentos pode ser feita em casa, desde que você siga as normas de higiene e proteção; Explore a confeitaria: Faça bolo, cupcakes, brigadeiros, bolos de pote, brownies, cookies, trufas, bombons e chocolates personalizados ; Experimente a produção de salgados : Prepare pães de queijo, salgados congelados para fritar ou prontos para consumo; Ofereça opções vegetarianas , sem glúten e/ou lactose. 3. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Se você tem habilidades específicas, considere of

EVENTOS TEMÁTICOS: FEIRAS

EVENTOS TEMÁTICOS

As feiras temáticas são aquelas que desenvolvem um tema específico. Esse tema poderá estar relacionado a um produto, serviços, cultura, evento ou qualquer outra coisa.

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As feiras de rua são comuns nos centros urbanos

Esses são eventos focados nas tendências de um mercado ou segmento econômico, que são promovidos pelo organizador como a principal atividade. 

“As feiras são uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para a promoção de produtos/serviços, para a ampliação da carteira de clientes e para uma exposição directa junto de compradores e fornecedores. Assim, ao participar numa Feira, é certo que esse mesmo espaço vão estar reunidos empresários, profissionais e clientes de uma determinada área”.

Esses eventos são maneiras de agrupar pessoas com interesse em um tema específico, proporcionando ao participante a oportunidade de descobrir e se informar mais sobre novos produtos ou serviços. O propósito dessas ocasiões é atrair o interesse de investidores e do consumidor final.

Produtos, marcas e serviços são apresentados com o objetivo de gerar vendas, estimular negócios e promover o networking, além de servirem para o lazer e entretenimento.

Nos espaços reservados para a realização dessas feiras, circulam centenas ou milhares de pessoas, variando conforme o tamanho e o interesse pelo evento.

Alguns exemplos de feiras temáticas são:

  • feiras de livros: que reúnem várias editoras, livrarias e autores para apresentar livros de diferentes gêneros literários;
  • feiras de artesanato: são as feiras que reúnem artesãos e seus produtos para a exposição e venda;
  • feiras gastronômicas: as que reúnem restaurantes, food trucks, produtores de alimentos e chefs culinários e interessados no setor de alimentos para assistirem apresentações de novos utensílios para cozinha, receitas e produtos;
  • feiras de cultura; que são aquelas que reúnem artistas, músicos e outras pessoas do setor cultural para apresentar sua arte e cultura;
  • feiras de negócios: que reúnem empresas para apresentarem seus produtos e serviços para potenciais clientes.

Feiras temáticas podem ser organizadas tanto por entidades privadas quanto por órgãos públicos ou organizações sem fins lucrativos, e podem ocorrer em ambientes fechados, como pavilhões, ou em espaços abertos, como praças e parques.

Múltiplos eventos corporativos podem acontecer ao mesmo tempo durante uma feira temática ou mesmo uma feira ao ar livre, especialmente eventos culturais como apresentações musicais ou peças de teatro.

É frequente que, em feiras temáticas, ocorram eventos como seminários, palestras e congressos, pois o networking e as discussões sobre negócios potenciais tendem a surgir em ambientes mais informais, longe do rigor dos protocolos e das formalidades típicas de congressos e eventos corporativos.

O objetivo de uma feira é comercializar os produtos, marcas e serviços apresentados pelos empreendedores ou entidades jurídicas.

Podemos também afirmar que as feiras desempenham um papel social e cultural, preservando as tradições de uma região e de seu povo.

Há diversas feiras temáticas tradicionais espalhadas pelo mundo. Aqui estão algumas:

  • Festival de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin, China: Esse festival acontece anualmente em Harbin, capital da província de Heilongjiang, no norte da China, desde 1963;
  • Holi Festival, India: O Holi Festival é um dos festivais mais famosos do mundo e acontece em Mumbai, na India;
  • Festival de Lama de Boryeong, Coreia do Sul: Esse festival sul-coreano recebe mais de duas milhões de pessoas que visitam a cidade de Boryeong em julho;
  • Oktoberfest, Alemanha: É muito provável que você já tenha ouvido falar no Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo que ocorre na Alemanha;
  • Mardi Gras, EUA: Mardi Gras é francês para Terça-Feira Gorda e é um tradicional festival que acontece em alguns lugares ao  redor do mundo, sendo mais famosos deles em New Orleans, nos EUA;
  • Ano Novo Chinês, Hong Kong: Uma das festas mais populares do mundo;
  • Festival Burning Man, EUA: Realizado no Deserto de Black Rock, Nevada;
  • Full Moon Party, Tailândia: Realizada na Praia Haad Rin em Koh Phangan;
  • Festival de São Firmino, Espanha: Conhecido mundialmente pela corrida de touros;
  • Diwali, Índia: Conhecido como festival das luzes, é uma das celebrações mais importantes da Índia.
  • Carnal, Brasil: O carnaval brasileiro é uma celebração conhecia ao redor de todo o mundo.

Essas são algumas das várias feiras temáticas conhecidas mundialmente.

Agora vamos falar sobre o espaço urbano para a realização das feiras.

O ESPAÇO URBANO DAS FEIRAS

A cultura popular tem influenciado a organização das barracas de feira em áreas urbanas, estrategicamente localizadas perto de pontos onde há um fluxo constante de pessoas. Isso se deve à natureza do evento, que visa promover o comércio, a socialização e a cultura.

Tradicionalmente, as feiras ocupam ruas, calçadas e espaços abertos situados próximos a terminais rodoviários, estações ferroviárias ou áreas portuárias. 

Locais populares onde as pessoas buscam produtos com valor agregado ao menor preço, esse valor os remete às suas origens e à sua terra natal.

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É um livro fundamental para quem deseja convertes ideias brilhantes em eventos bem-sucedidos num mercado cada vez mais competitivo e rigoroso. A leitura proporciona recursos para a criação, organização e comercialização de projetos de eventos, incluindo teoria relevante, exemplos ilustrativos e dicas práticas. Cada capítulo termina com atividades que permitem ao leitor testar o conhecimento na prática cotidiana e se manter informado. Essas atividades, quando aplicadas em contexto educacional, promovem simulações e debates que ampliam a aprendizagem 

Algumas feiras atraem consumidores pela garantia de produtos sempre frescos e de alta qualidade, além de serem menos manuseados, o que contrasta com os mercados, onde os alimentos são frequentemente tocados tanto pelos funcionários quanto pelos consumidores que verificam a qualidade ao apertar os produtos.

Na feira livre há aqueles que observam, pechincha e procuram algo específico, bem como há aqueles que criam laços de afetividade, próximos da amizade que rompe a relação comerciante-freguês, o que sustenta em grande parte a tradição de ir toda semana, comer pastel e tomar caldo de cana, além da variedade e qualidade dos produtos ali encontrados. 

Nas feiras, é possível encontrar uma grande variedade de itens, que vão desde móveis até roupas novas e usadas, alimentos, artigos de luxo e de segunda mão, objetos de decoração, itens para colecionadores, incensos e rendas. Em resumo, há uma feira para cada necessidade.

As feiras livres constituem equipamentos urbanos e, por isso, feirantes ou interessados em comercializar produtos nesses locais devem cumprir as normas jurídicas municipais, além de obter licenças e autorizações de entidades públicas, como a ANVISA.

As normas sanitárias regulamentadas pela ANVISA determinam:

  • Condições de higiene dos feirantes e dos produtos;
  • Uso de equipamentos e utensílios adequados;
  • Armazenamento e transporte adequados para os alimentos;
  • Controle de pragas e vetores.

Em caso de não conformidade com as normas estabelecidas pela ANVISA, o feirante é responsável pela aplicação de penalidades, que podem incluir multas, interdição da feira ou mesmo a revogação da licença de funcionamento.

Aqui estão algumas dicas para feirantes que desejam vender seus produtos em feiras livres:

  • Conheça as nomas jurídicas e sanitárias do seu munícipio;
  • Obtenha as licenças e autorização necessárias;
  • Siga as normas de higiene e manipulação de alimentos;
  • Ofereça produtos de qualidade e frescos;

Os espaços urbanos de uma feira representam uma resposta administrativa para a sociedade, por meio de uma cadeia de produtos complexa que envolve diversos produtos e expositores.

Além disso, as feiras promovem debates sobre os espaços que ocupam.

Os processos que visam adaptar o crescimento geográfico das feiras aos procedimentos padrão, com foco nas normas que regem a preservação e manutenção dos processos de revitalização e reuso, são essenciais. Eles incluem a criação de polos criativos e a redefinição de programas culturais e de lazer no contexto urbano.

Por exemplo, o Espaço das Feiras em Apucarana, Brasil, conta com um pavilhão coberto de 1,3 mil metros quadrados com 30 pontos fixos com divisórias e cubas de granito, além de uma ampla área livre com capacidade para abrigar mais 80 feirantes.

Portanto, as feiras desempenham um papel crucial na formação do espaço urbano e na vida econômica e cultural das cidades.

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