EVENTO CORPORATIVO

TREINAMENTO PARA OS FUNCIONÁRIOS


Foi sempre muito interessante participar desses eventos corporativos quando lecionei.

Realmente, adorava participar dos cursos que o Estado promovia para os professores – não eram muitos – mas, participei de alguns voltados para a minha área específica (História e Geografia). 

Lembro bem, que depois de participar desses eventos voltava cheia de ideias para a sala de aula, sempre pronta para colocar em prática aquilo que havia aprendido durante os treinamentos.


evento-corporativo

Os treinamentos para funcionários, tanto no setor privado quanto público começaram a se intensificar a partir dos anos 90.

Fatores como: a globalização, a reestruturação produtiva e o neoliberalismo em nível mundial passaram a influenciar as relacões trabalhistas favorecendo também o relacionamento entre empresas e consumidores.

Essa necessidade de inovação dos modelos de produção e na organização do trabalho passaram a exigir uma transformação sócio cultural para além da linha de produção.

A globalização proporcionou uma necessidade crescente de modelos de competitividade profissional com a finalidade de investimentos na qualidade da produtividade dos setores econômicos.

O setor privado, passa a cumprir as novas exigências das normas trabalhistas.

É NECESSÁRIO MUDAR

O Estado, após anos, de deterioração pela falta de políticas públicas, afastava do trabalhador o direito de ser alfabetizado, estudar e se profissionalizar. 


evento-corporativo
Senado - Reforma do ensino fracassou na Ditadura

Através do processo de globalização e da nova ordem geo-política que começa a ser desenhada a partir do início dos anos 90 e do surgimento desses novos modelos de negócio, o setor industrial, reconheceu a necessidade de ampliar o investimento em treinamentos técnico-profissionalizante de seus funcionários.

Os treinamentos corporativos, passaram a suprimir a falta de qualificação dos funcionários através da realização de eventos corporativos.

Através desses eventos novas oportunidades começaram a surgir, para assim atender a demanda de mercado.

Os treinamentos de funcionários passam a ocorrer no ambiente corporativo onde o aprendiz está diretamente convivendo com a pratica e e inovação no setor.
Para atender a essa demanda de empresas buscando melhorar o seu desempenho produtivo, surge a figura dos facilitadores, profissionais capacitados para no ambiente corporativo introduzirem mecanismos de aplicação de metodologias motivacionais para a cooperação de Equipes. 
Através dessas técnicas didáticas, tanto a empresa quanto o empregado passam a trocar experiências que irão proporcionar ao empregado uma satisfação pessoal, pois seu empregador está lhe dando uma oportunidade de crescer profissionalmente.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Dessa forma, surgiu a Educação Corporativa dentro das empresas para proporcionar aos funcionários, fornecedores, clientes e comunidade a cultura de aprendizado continuado.

Trocando em miúdos, as empresas precisam de empregados qualificados que possam resolver problemas a fim de minimizar os impactos econômicos, de consumo e ambientais.

Atualmente, o que menos se precisa é de um operário que saiba ‘apertar parafusos e ler o manual de instrução’, essa ideia de trabalhador por mecanicidade não pode mais prosperar diante de um cenário competitivo e inovador que está se transforando todos os dias.

As empresas e toda a cadeia produtiva precisam de profissionais altamente qualificados. 

Entretanto, a realidade é triste. 

Existem boas ofertas de emprego, mas, não existem profissionais para atenderem a demanda para as novas profissões que estão surgindo. 

Resultado: as empresas passaram a investir na Educação Corporativa para seus funcionários.

Teoria do Capital Intelectual. “As empresas [...] ao invés de esperarem que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresaria, resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa”.

Assim sendo, as empresas passaram a desenvolver formas para levar conhecimento técnico profissionalizante para dentro de suas instalações e em alguns casos, fomentando parcerias com o Terceiro Setor para criarem centros educacionais para alfabetizar tanto os funcionários quanto os seus familiares. 


Desenvolvendo programas juntamente com Universidades para o fomento da educação especializada, não esperando mais pelo Estado para que exerça a sua função constitucional, prevista no art. 205, de nossa Constituição Federal, que diz que: ‘a educação, direito de todos, e dever do Estado’.

Cabe ao Estado o dever de auxiliar a pessoa no seu desenvolvimento e exercício da cidadania, bem como, na sua qualificação para o trabalho, assim sendo, diante da ineficiente política pública do sistema educacional foi necessário ao empregador promover e invistir na qualificação profissional de seus funcionários. 

Surgiu assim a Educação Corporativa por meio de eventos corporativos criados para atender a carência de educação formal da população.

E, o que é Evento Corporativo?


evento-corportivo


Eventos corporativos, nada mais são que encontros promovidos para vários profissionais de um determinado setor, especificamente, ou para profissionais que buscam novos conteúdos independente do ramo profissional.
Os eventos corporativos podem ser divididos entre as seguintes modalidades:
Palestras;

Fóruns;

Seminários;

Conferências;

Congressos;

Feiras;

Encontros de executivos;

Workshops;

Brainstormings.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a necessidade de as empresas providenciarem a qualificação de seus empregados, vamos falar um pouco sobre como as empresas podem realizar esses eventos, e, como um profissional autônomo ou liberal poderá empreender e assim ter sua própria renda e gerar novas oportunidades de emprego para outras pessoas. 


evento-corporativo
11 ideias criativas para o seu evento

O que fazer em um evento corporativo?

1. Escolha um espaço interessante;

2. Transforme a atmosfera do seu evento;

3. Paneje a agenda de atividades e networking;

4. Crie dinâmicas para team-building;

5. Conferências silenciosas;

6. Pufs e áreas para relaxar;

7. Utilize o poder da competição e do gamification ao seu favor;

8. Utilize o inception ou uma temática inesperada;

9. Sessão surpresa;

10. Ativações com patrocinadores e parceiros;

11..Incetive o compartilhamento com espaços instagramaveis.


evento-corporativo




Josiane de Abreu

Apaixonada por transrformar ideias em conteúdos inesquecíveis. Experiência em Direito Civil e do Consumidor. Criativa. motivadora, sempre em busca de multiplicar o conhecimento para impactar pessoas.

Comentários