Como vender um profissional liberal
Uma das grandes dificuldade do profissional liberal é vender a sua própria imagem.
Imagem gerada por IA - Microsoft |
E, todo mundo sabe:
"O profissional liberal que não sabe vender sua própria imagem, quase sempre não tem espaço profissional no mercado de trabalho.
O Marketing pessoal quase nunca é ensinado nas faculdades.
Isso gera um problema muito grande, principalmente, hoje em dia com toda essa informação e exposição digital que exige um constante trabalho para a elaboração de uma imagem diferenciada, influente e de autoridade dentro do nicho profissional que se quer trabalhar.
É difícil, porque a maioria dos profissionais liberais, são preparados para atender o seu público e resolver as dores desses clientes ou pacientes, mas, não as suas dores pessoais, como aprender a gerir sua vida financeira.
Dependendo da área de atuação do profissional liberal, que segue processos e regramentos profissionais de décadas passadas, fica ainda mais difícil ter o reconhecimento profissional desejado.
Também é muito difícil o profissional liberal que está no mercado de trabalho há alguns anos encontrar tempo para fazer novos cursos, ou, até mesmo, recurso financeiro para contratar uma equipe especializada para reformular a imagem pessoal desse profissional.
Embora os tempos sejam outros, muitos acadêmicos, ainda seguem a grade curricular limitante que precisa de políticas públicas para serem melhoradas através da introdução de disciplinas preparatórios para educação financeira, marketing pessoa, inovação, gestão e administração de negócios, e muito mais para preparar esses novos profissionais para um mercado de trabalho voltado aos novos modelos de negócios que ainda estão por surgir.
As faculdades preparam o profissional para realizar bem o seu trabalho, porém, quanto a gerenciar o seu próprio negócio em si nada é falado em vários cursos universitários, o que atualmente, deve ser pensado para que esse profissional liberal saiba administrar a parte financeira enquanto desenvolver a carreira profissional.
Todo profissional liberal também desenvolve uma modalidade de negócio quando oferece o seu trabalho, porém, ele não é um empresário e nem visa o lucro. A essência do seu trabalho está em prestar serviços de qualidade que resolvam as dores de seus clientes.
As profissões desses trabalhadores, seguem regulamentações e regras específicas, organizadas e fiscalizadas por diferentes instituições ou órgãos de classe.
Mas, para alcançar o sucesso profissional, o trabalhador liberal, tem que aprender a inovar e aproveitar novas oportunidades de um mercado em constante transformação.
A maioria das pessoas que terminam uma faculdade de Direito, por exemplo – vou usar o meu exemplo, por ser minha área de atuação profissional – está focada em prestar um concurso público ou trabalhar no escritório da família.
Na minha turma de sala, a maioria queria ingressar na Segurança Pública, como Delegado, poucos optavam em ser advogados.
Esses últimos, os advogados, adquirem na faculdade a técnica e pratica jurídica, porém, a maioria não tem a mínima noção de como administrar um escritório para garantir o próprio sustento financeiro.
Isso, quase sempre leva o advogado a ter uma enorme dor de cabeça, porque alugar uma sala, pagar ISS, INSS, salário de secretária, cobrar clientes e receber ‘calotes’ sempre levam a maioria dos ex-estudantes de Direito a fechar o tão sonhado escritório logo nos primeiros anos após passar no exame da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.
“Isso acontece, basicamente, por um fato muito simples. O profissional liberal, quando se forma, recebe a "vara de pescas", mas não aprende que, além de pescar, também precisa vender o peixe! ”
Como podemos perceber, o profissional liberal, não vende o serviço ou o produto em si, mas, sim, a sua imagem, o seu perfil profissional.
O profissional libera, deve ficar sempre atento a promoção da sua imagem para construir a sua autoridade profissional a fim de ser uma referência na área em que atuar.
Esse reconhecimento não se alcança rapidamente, como muita gente ambiciona.
Portanto, nem pense em ficar comprando seguidores, se quer se destacar no mercado de trabalho como profissional liberal responsável e respeitado, mantenha seus pés no chão. Mais de mil seguidores quem tem é celebridade de Tv e este pode não ser o seu caso.
Reconhecimento profissional é algo que a gente conquista com muita disciplina, consistência, qualidade e paciência, bem como, dedicação, estudo, esforço, responsabilidade e seriedade.
As redes sociais ajudam na promoção da imagem profissional, além de servirem como fonte de inspiração, informação, 'desinformação' ou ainda, promoverem uma rede de intrigas e fofocas, porém, formam um veículo de mídia poderosíssima para a promoção da imagem do profissional liberal ou de qualquer outro profissional para o mercado de trabalho.
Vender a imagem não quer dizer, que o profissional liberal, deva estar sempre impecavelmente vestido, produzindo fotos para as redes sociais, em caros luxuosos, mansões e comendo lagosta ou camarão em restaurantes a beira-mar num país exótico.
O profissional liberal deve vender a sua imagem profissional.
A imagem que deve ser passada é aquela que o cliente espera encontrar como a solução definitiva para por fim a sua dor, acabando com o seu problema.
“Enxergue-se (como verdadeiramente o é) como o seu melhor e mais valioso produto! E para vender este super produto chamado ‘Você”, tenha convicção ao se comunicar e conhecimento pleno dos seus grandes pontos fortes. Busque o tempo todo conectá-lo aos que são apresentados para o cargo que você busca no mercado. ”
PROFISSIONAL LIBERAL TAMBÉM É EMPREENDEDOR
O profissional liberal, também é um empreendedor, já que o conceito de empreendedorismo não está relacionado a obtenção de lucro, mas, como o próprio Schumpeter define, 'a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios'.
“O profissional liberal empreendedor é aquele profissional com conhecimento técnico que tem a demanda por seus serviços aumentada e percebe a oportunidade de transformar-se em uma empresa, uma organização, expandindo seus negócios. “
Esse negócio em si, não é a venda de um produto, mas sim, a exposição do valor agregado a imagem do profissional liberal através do conhecimento e expertise adquiridos pelos anos dedicados a estudar determinado assunto.
Freepik - imagem por IA |
O profissional liberal tem que se empenhar em vender esse conhecimento adquirido ao longo dos anos em que estudou.
Esse conhecimento terá que ser demonstrado de forma organizada, resolvida e concisa para o possível cliente, ou seja, para quem está fazendo uma pesquisa através das inúmeras redes sociais e entre todos os profissionais que ali estão a oferecer serviços.
Essa pessoa tem que ver em você o único capaz de solucionar o problema que o aflige e que você é o MELHOR REMÉDIO para acabar com sua dor.
Enfim, para ter o merecido destaque no mercado de trabalho, o profissional liberal tem que se especializar.
E, para demonstrar que é capaz de solucionar o problema de quem o procura deverá servir como uma referência no assunto.
PERFIL NAS REDES SOCIAIS
Você sabia que 70% dos empregadores conferem as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los?
Agora, pense comigo: quantos clientes neste mesmo minuto estarão visitando a sua página no Facebook, ou acompanhando os seus vídeos no YouTube?
Você está sendo visto todos os dias, tem gente que apenas olha as suas postagens por te seguir, outros por curiosidade para ter o que falar de você, outros pelo seu conteúdo e outros por mero despeito, justamente, por você ter mais seguidores do que eles.
Se você está na rede, com certeza, está sendo visto. E ser visto por publicar conteúdos relevantes, é muito mais prazeroso.
Como podemos perceber o profissional liberal pode aplicar todas as técnicas e conceitos referentes aos princípios fundamentalistas do empreendedorismo, pois o objetivo do seu trabalho é vender o seu conhecimento adquirido ao longo do período em que dedicou o seu tempo na sua formação profissional.
Você melhor do que ninguém deve escolher como quer ser visto por outras pessoas.
A sua imagem deve estar bem definida na sua cabeça.
Use o espelho e converse consigo mesmo, leia o seu plano de metas para si mesmo várias e várias vezes ao dia.
Olhe para o horizonte e imagine-se lá, bem a onde você quer chegar e inspire-se nas pessoas que já passaram por esse lugar ou que ali se encontram. Se essas pessoas estão realizadas profissionalmente.
“Portanto, mostre que você dá os resultados necessários. Faça o que lhe cabe e surpreenda ao entregar mais do que esperavam que você entregasse. ”
Então, você é um produto
e como tal, precisa ter um valor para ser vendido num mercado muito competitivo onde um deslize qualquer pode te fazer perder as melhores oportunidades.
Inovação e transformação são requisitos básicos no conceito e processo de empreender, portanto, o profissional liberal deve ter isso em mente sempre.
Aceitar que o mundo esteja em
constante transformação ideológica e os velhos padrões de trabalho presencial
não são mais tão rigorosos, pois, depois da pandemia, muitas inovações ocorreram nas relações trabalhistas demonstrando que 8 horas diárias de trabalho num escritório não é necessariamente o sinônimo de bom profissional.
Tudo está mudando e para se destacar no mercado de trabalho como profissional liberal você também deve ser flexível e buscar renovar-se sempre para melhor.
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