A FUNÇÃO SOCIAL DA SUA EMPRESA E O PLANEJAMENTO URBANO DA CIDADE

A meta do Plano Diretor de uma cidade é: organizar a função social da propriedade urbana.

Então, se você pretende constituir sua empresa numa parte da sua casa, a primeira regra será a de observar se a sua empresa poderá realmente funcionar dentro da sua residência. A segunda regra a ser observada será quanto a organização e desenvolvimento social e econômico de sua cidade, ou seja, o quanto ela é capaz de buscar novas perspectivas econômicas, estimulando atividades empreendedoras que gerem mais empregos e estimulem o crescimento da renda local, atraindo ainda, novos investimentos econômicos, tecnológicos e produtivos que garantam o crescimento da sua empresa. Pois, que, uma cidade capaz de proporcionar o bem-estar de sua população, também é capaz de alcançar o pleno desenvolvimento urbano.

Para que uma cidade desenvolva um plano de captação de investidores, e, consequentemente, obtenha resultados positivos, deve ter um gestor público amparado por uma equipe técnica, capacitada e preparada para atender não somente aos seus munícipes, mas também ao mercado global e capital estrangeiro.

Uma cidade, nada mais é que, um grande empreendimento, que deve ter um líder com competência administrativa e gestora.

Hoje em dia, diante do cenário de globalização e tecnologia virtual, caberá ao governo municipal o papel de gerir políticas públicas que tornem a cidade mais atrativa para receber novos investidores e empreendedores.

Com tudo que já vimos até agora, a falta de interesse por parte de muitos gestores públicos é gritante. Pessoas são eleitas sem qualquer tipo de preparo para administrar e gerir uma microempresa, quiçá uma cidade. Triste realidade, mas, nossas cidades estão repletas de gestores que são totalmente despreparados, mesmo com uma Constituição Federal forte, e, uma Lei Federal que garanta o cumprimento da função social das cidades, ainda nos deparamos com municípios sem qualquer preparo para sediar uma empresa ou atrair capital financeiro capaz de fomentar meios de empregabilidade, sustentabilidade, desenvolvimento e renda.

Estamos também no Medium.com

Como é possível assegurar o desenvolvimento de uma cidade que não tem certo, definido e delimitado o espaço rural do urbano, ou o espaço rural daquele destinado a preservação ambiental? Como trazer novos empreendedores para uma cidade que deixa de implementar a adequação de melhorias na mobilidade urbana? Por fim, como uma cidade que até tenha um Plano Diretor, aprovado pela Câmara Municipal, tudo certinho, bonitinho, ‘encadernadinho’, ou, numa pasta digital no ‘sitio’ da Prefeitura na internet, que é só ‘clicar’ e ler, mas que, na pratica não está sendo acompanhado pela Administração Executiva do Município pode fortalecer a economia local?

É por esse motivo que o empreendedor deve fazer uma pesquisa bem detalhada para verificar se a cidade a onde pretende implantar sua empresa está apta para recebe-lo bem, ou se, apenas acabará por prejudica-lo. É muito importante que a cidade também seja empreendedora e, principalmente, que dê suporte técnico e de gestão aos micros e pequenos empreendedores, pois que, atualmente, são esses empresários que estão gerando novos empregos.

Nenhum comentário: