A CAUSA DO MEU BAIRRO SER IRREGULAR.


Até este momento falamos sobre ter uma boa ideia, construir um plano de ação adequado para implantar sua ideia empreendedora, constituir sua empresa, analisar o lugar para montar a sede física de sua empresa e, nesse ponto, é muito importante escolher muito bem o bairro e a cidade para fincar suas raízes e começar a sua produção.

Escolher uma cidade que atenda todas as suas necessidades e a de seus clientes, sendo de fácil acesso para os fornecedores, funcionários, e distribuição do produto é muito importante para o futuro da sua empresa.

Certa vez, ouvi um produtor rural relatar que sofria muito com a falta de planejamento municipal nas vias vicinais, o que acarretava seriamente vários problemas quanto a logística de sua empresa para a distribuição do produto, resultando assim, em custos excessivos com o transporte das verduras até os pontos de venda que ficam localizados nos centros urbanos. Nos dias de chuva as estradas vicinais viram verdadeiros lamaçais com poças de água em vários pontos impossibilitando assim, a entrada e saída de caminhões carregados com verduras. Outro problema recorrente, é o fato de que, muitas dessas estradas não foram desapropriadas de suas áreas de origem por parte do poder público, o que acarreta em processos Judiciais que se arrastam por tempos causando prejuízo econômico para o município, proprietários, produtores e moradores das zonas rurais da maioria das cidades brasileiras. 

Dá para perceber o quanto é importante que um Município comece a repensar o seu planejamento, a fim de solucionar esses problemas gerando novas oportunidades de empreendimentos que estarão trazendo benfeitoria para todos os seus cidadãos.

A falta de planejamento rural, de estimulo a agricultura familiar, e de incentivo para manter o trabalhador rural no campo, faz com que haja um esvaziamento dessa parte dos municípios e muitos produtores acabam abandonando suas atividades agrícolas migrando para os centros urbanos.

Esse fenômeno da migração da população rural para as cidades se intensificou a partir do ano de 1970, devido a implementação de uma nova política econômica, que, promovia o chamamento dos camponeses para servir de mão de obra para as indústrias que se instalavam nos arredores das cidades, principalmente, na região Sudeste. Outro fator que também expulsou o trabalhador rural de suas atividades no campo, foi a sua substituição por máquinas.

No Brasil, nunca houve um planejamento econômico para a valorização da agricultura familiar ou da pequena propriedade, resultando na falta de oportunidade para novos empreendimentos nessas áreas, resultado disso, é a ocupação de terras aráveis pela especulação imobiliária que fraciona o solo de áreas quase sempre em locais de preservação ambiental.


Esse crescimento dos centros urbanos de forma desorganizada produz em sua totalidade o aumento do trabalho informal, outros problemas sociais causados pelo aumento da população em área sem planejamento urbano são a falta de: saneamento básico, pavimentação das vias, iluminação, policiamento, escolas, áreas de lazer, de saúde, centros culturais, transporte que afetarão diretamente sobre qualquer tipo de empreendimento que se queira constituir nesses locais, pois, sem regularização imobiliária as possibilidades de constituir um empresa regular são mínimas ou até impossíveis.

Por esse motivo, é importante, verificar antes de dar início aos trabalhos de sua empresa, o Plano Diretor da sua cidade.


Josiane de Abreu Ribeiro

Comentários