EMPREENDEDORISMO 4.0

TRANFORMAÇÃO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO

Estamos vivenciando uma nova transformação nos meios de produção, semelhante à transição do homem do período Neolítico para a sedentarização em terras agrícolas, com o domínio da roda, do fogo, da água, da terra e das riquezas naturais, bem como sua exploração.



Posteriormente, com o desenvolvimento dos bens de consumo, ocorreu o aprimoramento do tear, o advento das máquinas a vapor, a substituição da força animal pela potência dos motores de combustão interna, entre muitas outras inovações que atendiam às necessidades da indústria em crescimento.

Vivenciamos diversos períodos de intensa transformação nos meios e métodos de produção, os quais tiveram um impacto direto no estilo de vida das pessoas, alterando a forma como se vestem, comem, e introduzindo novos hábitos, conceitos e tendências.

O desenvolvimento tecnológico é dinâmico e constantemente surgem novidades. Uma breve análise dos meios de comunicação da década de 1990 até os dias atuais, especialmente após o advento dos aplicativos eletrônicos, revela uma revolução comunicativa. Essa evolução tecnológica desencadeou mudanças em todas as culturas e inovou a ordem social e a organização do trabalho como as conhecemos.

De fato, com o surgimento de um vírus como o Covid-19, as mudanças nos meios de produção foram sentidas de maneira abrupta e definitiva. A convergência das tecnologias digitais afetou profundamente as realidades física e biológica das pessoas. O que deveria ocorrer de forma gradual foi subitamente introduzido em nossa realidade, alterando tudo.

Muitos empreendedores no Brasil ainda estão se adaptando aos novos modelos de negócios impulsionados pela expansão da tecnologia digital, que já está em curso em outros países.

Para o empreendedor em busca de soluções inovadoras, é essencial aprofundar os estudos sobre o Empreendedorismo 4.0.

(...) A Covid-19 acelerou a adoção das tecnologias da 4ª Revolução Industrial, uma vez que as pessoas e empresas passaram a depender da computação em nuvem, inteligência artificial, velocidade da rede 5G, big data e muitos outros recursos. 
 Você está disposto a inovar? Então, vamos começar a falar de Empreendedorismo 4.0 daqui para frente dentro do contexto sobre a Visão empreendedora.

Comentários