IDENTIFICAR A OPORTUNIDADE PARA ABRIR UM NEGÓCIO

Como poderemos descobrir a hora certa para montarmos um negócio? 

Principalmente, agora diante de um novo contexto econômico, cultural, estrutural, e etc. etc., de uma inovação digital e tecnológica, que vinha ocorrendo gradualmente, mas, devido a pandemia, deu um salto em direção ao desconhecido e complicado mundo em meio a crise da saúde e economia mundial.

Estamos no meio de um mundo em transformação com milhões de oportunidades e ideias inovadoras.

Ainda, sequer, sabemos por onde começar a renovar o conceito de negócio físico que temos formalizado em nossas vidas para adaptá-lo, urgentemente, num virtual plano de negócios para gerar vendas ou bens de serviço.

E, como identificar uma oportunidade de negócio nesse novo conceito? 

Primeiro, devemos entender que a maior inovação resultado desse novo tempo é o desenvolvimento da inteligência artificial somada a inteligência humana, portanto, a oportunidade de criar um negócio sustentável e viável economicamente deverá embasar seus alicerces em novos conceitos para fazer surgir as novas oportunidades. E, parece, que os robôs e computadores irão ganhar ainda mais espaço entre os humanos, que, por seu lado, deverão desenvolver novas aptidões de trabalho e buscar mais e mais conhecimento em todas ás áreas.

Então, é bom ter em mente, que toda ideia é boa, porém, nem toda a ideia pode ser considerada uma boa oportunidade de negócio.

Um exemplo bem prático?

Um cozinheiro, recém demitido, de um restaurante, que fechou durante a pandemia, tem a ideia de fazer sopa cremosa de legumes para vender durante o inverno que se aproxima. Assim sendo, ele aplica uma parte de sua rescisão trabalhista na compra de legumes e outros ingredientes para a elaboração dos cremes.

Essa ideia é boa? Sim. Ótima e gostosa.

Porém, esse profissional cometeu alguns erros ao deixar de observar todo o contexto econômico, social, climático, entre outros fatores para elaborar o seu projeto. Sem qualquer tipo de estudo técnico, aplicou os seus conhecimentos como profissional da cozinha, mas, totalmente empíricos quanto a administração e gestão do negócio e de pessoas.  Neste exemplo, o nosso cozinheiro foi surpreendido pela falta de dias frios de inverno, o que levou, o consumidor, a procurar outro alimento e não sopas cremosas.

Por isso precisamos diagnosticar potenciais ideias que serão identificadas como oportunidades de negócio bem-sucedido.

Nenhum comentário: