Como poderemos descobrir
a hora certa para montarmos um negócio?
Principalmente, agora diante de um novo contexto econômico, cultural, estrutural, e etc. etc., de uma inovação digital e tecnológica, que vinha ocorrendo gradualmente, mas, devido a pandemia, deu um salto em direção ao desconhecido e complicado mundo em meio a crise da saúde e economia mundial.
Estamos no meio de um
mundo em transformação com milhões de oportunidades e ideias inovadoras.
Ainda, sequer, sabemos
por onde começar a renovar o conceito de negócio físico que temos formalizado em nossas vidas para adaptá-lo, urgentemente, num virtual plano de negócios para
gerar vendas ou bens de serviço.
E, como identificar uma
oportunidade de negócio nesse novo conceito?
Primeiro, devemos
entender que a maior inovação resultado desse novo tempo é o desenvolvimento da
inteligência artificial somada a inteligência humana, portanto, a oportunidade
de criar um negócio sustentável e viável economicamente deverá embasar seus
alicerces em novos conceitos para fazer surgir as novas oportunidades. E,
parece, que os robôs e computadores irão ganhar ainda mais espaço entre os
humanos, que, por seu lado, deverão desenvolver novas aptidões de trabalho e
buscar mais e mais conhecimento em todas ás áreas.
Então, é bom ter em
mente, que toda ideia é boa, porém, nem toda a ideia pode ser considerada uma
boa oportunidade de negócio.
Um exemplo bem prático?
Um cozinheiro, recém
demitido, de um restaurante, que fechou durante a pandemia, tem a ideia de
fazer sopa cremosa de legumes para vender durante o inverno que se aproxima.
Assim sendo, ele aplica uma parte de sua rescisão trabalhista na compra de
legumes e outros ingredientes para a elaboração dos cremes.
Essa ideia é boa? Sim.
Ótima e gostosa.
Porém, esse profissional
cometeu alguns erros ao deixar de observar todo o contexto econômico, social,
climático, entre outros fatores para elaborar o seu projeto. Sem qualquer tipo
de estudo técnico, aplicou os seus conhecimentos como profissional da cozinha,
mas, totalmente empíricos quanto a administração e gestão do negócio e de
pessoas. Neste exemplo, o nosso
cozinheiro foi surpreendido pela falta de dias frios de inverno, o que levou, o
consumidor, a procurar outro alimento e não sopas cremosas.
Por isso precisamos
diagnosticar potenciais ideias que serão identificadas como oportunidades de
negócio bem-sucedido.
Comentários