PROFISSIONAL AUTÔNOMO vc. EMPREGADO: COMO ESCOLHER O MELHOR PARA O SEU EVENTO.
TIPOS DE EVENTOS QUE ESTÁ NA MODA
Existem diversos tipos de eventos, cada um com suas características e objetivos específicos. Mas, os principais são:
1. Eventos Sociais:
a. Esses eventos têm como objetivo a comemoração de momentos marcantes. Eles não possuem caráter comercial e buscam reunir pessoas para celebrar. Alguns exemplos são:
- Noivados;
- Happy hours;
- Churrascos;
- Formaturas.
2. Eventos Corporativos:
a. Realizados por empresas ou instituições, os eventos corporativos são essenciais para criar relações próximas com clientes, funcionários e parceiros. Alguns tipos comuns são:
- Feiras: Exposições de produtos com o objetivo comercial, gerando vendas e novos negócios.
- Conferências: Eventos formais para discussão de temas específicos.
3. Eventos Culturais:
a. Focados na promoção da cultura e arte, como:
- Exposições artísticas;
- Festivais de gastronomia;
- Shows musicais;
4. Eventos Acadêmicos;
a. Relacionados ao meio acadêmico como:
- Congressos;
- Seminários;
- Whorkshops;
5. Eventos Esportivos:
a. Competições esportivas como:
- Corridas;
- Campeonatos;
- Torneios;
6. Eventos Políticos:
a. Reuniões e debates sobre questões políticas e sociais;
Lembre-se de que a criatividade é fundamental para a organização de um evento. Por esse motivo você deve escolher o tipo certo de profissional para organizar o evento escolhido por você, sua equipe e sua empresa.
Na maior parte das vezes, o organizador de eventos é um profissional autônomo, e seus serviços devem ser contratados pelo cliente. Ele é responsável por todos os aspectos da organização do evento, desde a concepção até a execução.
Sendo um profissional autônomo, o organizador de eventos tem mais flexibilidade para elaborar um projeto e desenvolvê-lo de acordo com suas habilidades técnicas e a vontade do cliente.
No entanto, há profissionais de eventos que atuam como empregados em empresas especializadas na organização eventos. Nessa situação, o profissional é responsável por um conjunto específico de tarefas, integrando uma equipe de trabalho.
Aqui estão alguns fatores que podem influenciar a escolha entre ser um profissional autônomo ou empregado:
Tamanho do evento: Eventos de grande porte, geralmente, exigem uma equipe de trabalho mais complexa, o que pode favorecer a contratação de um profissional empregado;
Orçamento: Eventos com orçamentos limitados podem favorecer a contratação de um profissional autônomo, que pode oferecer preços mais competitivos;
Especialidade: Eventos de nicho, que exigem conhecimentos específicos, podem favorecer a contratação de um profissional autônomo, que pode ter mais experiência e conhecimento nessa área.
Você já se perguntou qual tipo de profissional pode garantir o sucesso do seu evento?
CONTRATANDO UMA EMPRESA PARA ORGANIZAR O EVENTO
Os profissionais de eventos que trabalham sob o regime de CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas podem receber de acordo com o site "salário.com.br" em média R$ 3.232,01 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios). , por sua vez, é de R$ 7.656,37, que é a remuneração máxima que um profissional pode receber, geralmente relacionado a cargos de maior responsabilidade ou experiência. A média do piso salarial efetivamente praticada no mercado de trabalho brasileiro é de RR 3.392,52, considerando uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. É importante ressaltar que esses valores são uma média e podem variar de acordo com a região, experiência, qualificação e outros fatores.
Em Portugal, de acordo com o site "meu salário" a média salarial de um profissional de após 5 anos de serviço é de € 1.270, 50 por mês. No entanto, o salário pode variar de acordo com a empresa, localização, nível de experiência e habilidades do profissional.
A faixa salarial de € 644 a € 1.997 Euros é bastante ampla, e pode ser explicada por esses fatores. Por exemplo, um profissional que trabalha em uma grande empresa em Lisboa, com experiência em eventos de grande porte, provavelmente receberá um salário mais alto do que um profissional que trabalha numa cidade distante dos grandes centros.
VISITE O BLOG CONDUTOR ADS E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS PARA EVENTOS
Vou deixar aqui um estimativa de média salaria para profissionais de eventos em outros países com base em dados recentes:
1. ESTADOS UNIDOS: A média salarial para profissionais de eventos varia entre US$34.000 a US$74.000 dólares por ano, enquanto, que um gerente sênior pode ganhar entre US$60.000 e US$100.000 por ano.
2. CANADÁ. No Canadá, um organizador de eventos pode ganhar em média cerca de CAD$ 40.000 a CAD$60.000 por ano, dependendo do nível de experiência. Gerentes de eventos sênior pode ganhar entre CAD$60.00 e CAD$90.000 por ano.
3.REINO UNICO. No Reino Unido, um organizador de eventos pode ganhar entre £20.000 e £35.000 por ano, enquanto um gerente de eventos sênior pode ganhar entre £ 35.000 e £50.000 por ano.
4. ALEMANHA. Na Alemanha, a média salarial para profissionais de eventos varia de acordo com a região e o cargo. Por exemplo, a média salarial para profissionais de eventos varia entre £ 30.000 e £45.000 por ano, enquanto um gerente de eventos sênior pode ganhar entre £45.000 e £70.000 por ano.
É importante notar que essas são apenas estimativas e os salários reais podem variar conforme fatores como a demanda do mercado, o tamanho e a reputação da empresa, além da localização geográfica.
Recomenda-se pesquisar mais informações específicas para cada país antes de tomar qualquer decisão.
Será importante ressalvar que o salário não é o único fator a ser considerado ao escolher uma carreira em eventos. Esse setor é bastante dinâmicos e exige um alto nível de dedicação e flexibilidade.
Entretanto, há muitas oportunidades para trabalhar em projetos criativos e gratificantes, bem como interagir com pessoas de diferentes culturas e origens.
Aqui estão alguns fatores que podem influenciar o salário de um profissional de eventos.
Experiência. Quanto mais experiência o profissional tiver, maior será o seu salário.
Habilidades. Profissionais com habilidades especializados, como conhecimento de idiomas ou de softwares específicos, podem receber salários mais altos.
Empresa: empresas de grande porte, com orçamentos mais altos, geralmente oferecem salários mais altos.
Localização. Profissionais que trabalham em grandes cidades, como Lisboa ou Porto, geralmente recebem salários mais altos do que profissionais que trabalham em cidades menores.
A dedicação deste profissional não está apenas relacionada à sua carreira mas também a toda a sua equipe de profissionais que o auxiliam, aos fornecedores, demais prestadores de serviços e ao contratante.
A qualificação de um profissional de eventos é fundamental, pois quanto mais conhecimento ele possuir em sua área e em outras, como marketing, logística, finanças, administração, informática, tecnologia, psicologia, sociologia redação, idiomas, relações públicas e até direito, melhor será o desempenho da profissão.
Para atuar em uma empresa, o profissional de eventos deve ampliar sua percepção do mercado econômico, especialmente com as mudanças trazidas pela pandemia nos modelos de relacionamento tanto econômico quanto social.
Com a pandemia de COVID-19, ocorreram mudanças significativas no mundo dos negócios, incluindo o setor de eventos. As empresas passaram a adotar novos modelos de trabalho, com maior flexibilidade e uso de tecnologias. Isso também se refletiu na forma como organizam eventos, que passaram a ser mais híbridos ou digitais.
Para atender às novas demandas do mercado, os profissionais de eventos precisam estar preparados para entender e se adaptar a essas mudanças. Isso inclui ampliar a sua percepção do mercado econômico para compreender as tendências e oportunidades que estão surgindo.
Aqui estão algumas dicas para os profissionais de eventos ampliarem sua percepção de mercado econômico:
- Leia notícias e artigos sobre economia e negócios. Isso o ajudará a ficar atualizado sobre as últimas tendências e acontecimentos que podem impactar o mercado de eventos;
- Participe de eventos e feiras do setor. Isso é uma ótima oportunidade de conhecer novos players do mercado e aprender sobre as suas perspectivas;
- Converse com profissionais de eventos de outras empresas. Eles podem compartilhar experiências e insights que podem ser úteis para você;
- Faça cursos e workshops de qualificação profissional. Isso o ajudará a desenvolver novas habilidades e conhecimentos que são importantes para o mercado de trabalho atual.
A pandemia também trouxe mudanças nos modelos de relacionamentos, tanto econômico quanto social.
As pessoas passaram a valorizar mais o contato humano e a buscar por experiências significativas. Isso também se reflete na forma como elas participam de eventos, que passaram a ser mais personalizados e voltados para o bem-estar.
Os profissionais de eventos precisam estar atentos a essas mudanças, para criar eventos que sejam relevantes e atraentes para o público-alvo. Isso inclui oferecer experiências que sejam únicas e memoráveis, e que promovam o relacionamento entre as pessoas.
Vou deixar mais algumas dicas referentes aos modelos de relacionamentos pós-pandemia para o setor de eventos:
- Personalize os eventos de acordo com o seu público-alvo. Isso o ajudará a criar experiências que sejam relevantes e atraentes para as pessoas;
- Foque em experiências que promova o relacionamento entre as pessoas. Isso pode ser feito por meio de atividades colaborativas, networking ou simplesmente criando um ambiente que seja acolhedor e agradável;
- Use tecnologias digitas para criar experiências mais envolventes. As tecnologias digitais podem ser usadas para criar experiências mais personalizadas, interativas e memoráveis.
Ao ampliar sua percepção de mercado econômico e entender as mudanças nos modelos de relacionamentos, os profissionais de eventos estará melhor preparados para atender às demandas de mercado.
O setor de eventos corporativos ainda é pouco explorado pelos profissionais da área.
Assim afirma o diretor executivo da Divisão Financeira da AstraZeneca Brasil, em entrevista para a Revista EBS.
Essa percepção pode resultar de uma tendência de investir menos recursos e atenção nessa área específica em comparação com outros segmentos de eventos, como entretenimento ou eventos sociais.
No entanto, é importante destacar que o cenário está mudando gradualmente, e os eventos corporativos estão ganhando mais destaque e reconhecimento no mercado.Cada vez mais empresas estão percebendo o valor estratégico desses eventos, incluindo conferências, convenções, lançamentos de produtos e reuniões corporativas.
Os eventos corporativos oferecem uma oportunidade valiosa para empresas se conectarem com seu público-alvo, promoverem sua marca, estabelecerem parcerias e compartilharem conhecimentos. Portanto, é provável que a demanda por profissionais qualificados e experientes nesse campo continue a crescer.
Comentários