EMPREENDEDORISMO + TELEFONE + PIZZA = DISK PIZZA

PIZZARIA, DOM PEPE, BOA NOITE!

Vamos contar um pouco sobre o surgimento dessa comida preferida mundialmente.

A história da pizza remonta à antiguidade, quando várias culturas produziram pães achatados com diversos tipos de coberturas.

A pizza moderna evoluiu a partir de pratos semelhantes de pães achatados em Nápoles, Itália, no século XVIII, ou início do século XIX.

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A palavra  'pizza' foi documentada pela primeira vez em 997 a.C. em Gaeta, e posteriormente em diferentes partes da Itália Central e Meridional.

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, a pizza se popularizou mundialmente, depois que os soldados estrangeiros difundiram esse prato em seu país de origem.

CURISIODADES SOBRE A PIZZA

Na Grécia Antiga, os cidadãos faziam um pão achatado chamado plakous, que era temperado com ervas, cebola, queijo e alho.

No épico de Eneida, há uma referência a um alimento semelhante à pizza, quando os troianos são forçados pela fome a comer suas ‘mesas’, que eram bolos redondos com vegetais cozidos.

Além da Itália, existem muitas tortas semelhantes em toda a Europa, como o flammkuchen alsaciano, o zwiebelkuchen alemão e a quiche francesa.

A pizza se tornou uma iguaria amada em todo o mundo, e a sua popularidade continua a crescer.

O TELEFONE

Uma invenção que veio para transformar o mundo, sem sombra de dúvidas foi o telefone, inventado pelo cientista de origem escocesa, Alexander Graham Bell (1847-1922).

A patente desta invenção revolucionária foi registrada em março de 1876, e de lá para cá, o telefone passou a unir povos em diferentes partes do mundo.

A história do telefone tem suas raízes na busca por aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que já possuía conceitos estruturais semelhantes. Bell, com seus conhecimentos musicais, percebeu a possibilidade de transmitir mais de uma mensagem ao longo do mesmo fio, criando o conceito de ‘telégrafo múltiplo’. Ele utilizou a eletricidade para conduzir a voz humana e, em 10 de março de 1876, transmitiu as primeiras palavras pelo telefone.

Senhor Watson, venha cá. preciso falar com o senhor”, após um acidente no laboratório.

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No ano seguinte, Bell fundou a Companhia Telefônica Bell, que posteriormente se tornou a American Telephone & Telegraph (AT&T), a maior companhia telefônica do mundo.

Entretanto, a história do telefone também envolve uma longa batalha judicial por patentes. Elisha Gray, outro estudioso, também reivindicou a invenção. Bell, ganhou todas as ações movidas por Gray, mas o conflito persiste até hoje.

Fato interessante, né?

Bem, o telefone evoluiu tanto que atualmente cabe em nossos bolsos e nos seguem todo o tempo e por todos os lugares aonde vamos.

E o que a história do telefone tem a ver com a história da pizza?

Tuuuuuuudo!!!!

Curiosamente, em 2002, o Congresso Americano reconheceu o italiano Antonio Meucci como o verdadeiro inventor do telefone, enquanto o Congresso Canadense reconheceu Bell, essa disputa continua sem uma definição clara.

DISK PIZZA

Embora a história do telefone e a história da pizza sejam tópicos distintos, a combinação deles somente pode se fundir com a evolução dos modelos de negócio que os tempos modernos produziram.

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A evolução da comunicação e a popularização do telefone agilizou a forma de comprar uma pizza. 📞🍕

EMPREENDEDORISMO +TELEFONE + PIZZA = DISK PIZZA

Essa afirmação tem um toque de verdade!

O empreendedorismo e o negócio de pizzarias têm uma conexão interessante. Vamos explorar?

    1. EMPREENDEDORISMO:

O empreendedorismo envolve a criação, desenvolvimento e gerenciamento de negócios ou projetos com o objetivo de obter lucro. Os empreendedores são visionários que identificam oportunidades, assumem riscos e trabalham para transformar ideias em realidade.

    2. Disk Pizza

O termo ‘disk pizza’ refere-se ao serviço de entrega de pizzas por telefone. Antes da popularização da internet e dos aplicativos de entrega, as pessoas costumavam ligar para pizzarias para fazer seus pedidos. Esse modelo de negócio se tornou icônico e é associado à conveniência e ao prazer de desfrutar uma pizza quentinha no conforto de casa.

    3. Conexão

Muitos empreendedores começaram pequenos, com ideias simples e serviços como o ‘Disk Pizza’. Eles entenderam as necessidades dos clientes e criaram soluções práticas. A simplicidade do modelo de entrega de pizza por telefone exemplifica como um negócio pode prosperar como foco na qualidade, atendimento ao cliente e eficiência.

Em resumo, o empreendedorismo pode se manifestar de várias maneiras, e o Disk Pizza é um exemplo clássico de como uma ideia aparentemente simples pode se tornar um negócio bem-sucedido.

Mas, vamos nos lembrar que: bem lá atrás. As pizzarias surgiram para agregar pessoas ao sabor de comer uma pizza dentro de um estabelecimento comercial.

    PIZZA ITALIANA

A pizza italiana é feita com azeite de oliva, sal, fermento e farinha (farinha de trigo puro batido em pilão de pedra) coberta com molho de tomates frescos e queijo. Assada no forno a lenha.

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Existe até uma lei criando um selo para a verdadeira pizza napolitana, justamente para evitar falsificações e imitações. Essa lei foi criada pela Comunidade Europeia, em 2009, e a pizza Napolitana deve ter as seguintes características:

    1. Ingredientes Tradicionais

A massa da pizza napolitana é feita com ingredientes simples e naturais: farinha, água, sal e leveduras naturais. Nada de aditivos ou conservantes!

   2. Preparação da Massa.

A massa deve ser estendida à mão, com uma espessura máxima de 0,4 cm no centro. Essa técnica manual garante uma textura leve e arejada.

   3. Forno a Lenha e Temperatura:

A pizza napolitana é assada em um forno a lenha, onde a temperatura atinge entre 430º e 480º C. Esse calor intenso cozinha a massa rapidamente, criando uma crosta perfeita.

   4. Tempo de Cozimento.

O período máximo de cozimento é de 90 segundos. Essa rapidez mantém a massa macia por dentro e crocante por fora.

   5. Cobertura Clássica:

O molho de tomate utilizado é o San Marzano, conhecido por seu sabor doce e suculento.

O queijo mozzarella de búfala é a escolha perfeita para a cobertura.

Tomates frescos ou cerejas adicionam um toque de frescor.

Azeite de oliva extravirgem realça os sabores.

Manjericão fresco é o toque final, trazendo aroma e cor.

   6. Tamanho da Pizza:

A pizza napolitana deve ter um diâmetro máximo de 35 cm. Não é muito grande, mas cada pedaço é uma explosão de sabor.

O selo de autenticidade é uma garantia de que todas essas regras foram seguidas, preservando a tradição e qualidade dessa deliciosa criação italiana

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Buon Appetito!

Até imaginei aquelas cenas de programa de culinária na TV, quando jogam os ingredientes para cima e colocam tudo com muito cuidado nas panelas para deixar a gente com água na boa.

É lógico que lembrei do gosto e da aparência de algumas pizzas que já comi na vida, e posso dizer que: fui enganada.

Tudo bem, é importante lembrar que cada restaurante ou pizzaria possui a sua própria interpretação e estilo em fazer pizza, porém, no caso das pizzas napolitanas existe uma regra que não pode ser quebrada.

De acordo com a Lei da Comunidade Europeia que define as características da pizza napolitana, que é uma norma que visa proteger o patrimônio cultural italiano, as pizzarias que fornecem essa pizza em desacordo com as características previstas podem ser multadas em até 5 mil euros. Além disso, as pizzarias que forem multadas duas vezes podem ser fechadas.

A lei é aplicada pela AVPN, que é a associação que concede o selo de autenticidade “VERA PIZZA NAPOLETANA". A AVPN também tem o direito de denunciar pizzarias que não estejam cumprindo a lei.

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Em todos os países da Comunidade Europeia essa lei é aplicada, sendo que em alguns como Portugal, existe uma flexibilização quanto aos tipos de molho de tomate.

Se você está se perguntando se em outros países que não fazem parte da Comunidade Europeia devem seguir as regras desta norma, a resposta será: Depende.

Na América do Sul, por exemplo, a legislação alimentar e as regras de autenticidade podem diferir de acordo com cada nação. É importante verificar as regulamentações específicas de cada país sul-americano para determinar se a pizza napolitana é protegida por leis semelhantes. Caso contrário, os restaurantes e pizzarias podem seguir as suas próprias tradições e padrões para criar essa deliciosa iguaria. 🍕

No entanto, existem outros países que têm leis que definem as características da pizza napolitana. Por exemplo, o Japão tem uma lei específica para definir as características da pizza napolitana, semelhante à lei da União Europeia.

Além disso, existem organizações internacionais que promovem a pizza napolitana tradicional e emitem selos de autenticidade para as pizzarias que cumprem essas exigências.

Existe uma filial da Associazione Verace pizza Napoletana (AVPN) no Brasil, se te interessa saber.

Portanto, mesmo que a lei da União Europeia não se aplique em outros países fora da União Europeia, existem outras medidas que podem ser tomadas para proteger a receita tradicional da pizza napolitana.

DIA DA PIZZA

Não é para esquecer, ok?

Dia 10 de julho, é celebrado o Dia da Pizza.

Esse dia foi criado em 1985, quando o então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, realizou um concurso cultural para escolher as melhores pizzas dos sabores marguerita e muçarela. Esse concurso ficou tão conhecido que desde então, o dia 10 de julho se tornou oficialmente em todo o país, o dia da pizza.

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Um dia excelente para os comerciantes e para os consumidores, por encontrar variedades de sabores de pizzas com preços promocionais e descontos, o que todo brasileiro adora ter.

Muitos empreendedores começaram pequenos, com ideias simples e serviços como o ‘Disk Pizza’. Eles entenderam as necessidades dos clientes e criaram soluções práticas. A simplicidade do modelo de entrega de pizza por telefone exemplifica como um negócio pode prosperar como foco na qualidade, atendimento ao cliente e eficiência.

Em resumo, o empreendedorismo pode se manifestar de várias maneiras, e o Disk Pizza é um exemplo clássico de como uma ideia aparentemente simples pode se tornar um negócio bem-sucedido.

Mas, vamos nos lembrar que: bem lá atrás. As pizzarias surgiram para agregar pessoas ao sabor de comer uma pizza dentro de um estabelecimento comercial.

 A PIZZA ANTES DO DISK PIZZA

Considerado o alimento dos pobres, por ser feito com farinha de trigo e água, a tradicional massa caseira foi se adaptando, recebendo vários tipos de coberturas e recheios.

E, foram os italianos que transformaram esse tradicional alimento em algo mais apetitoso, agregando à massa o manjericão, banha, queijo e pimenta (mastunicola) ou com pedaços de peixe (cecinielli).

Mas, foi em 1738, em Nápoles, na Itália, ano da inauguração da mais antiga pizzaria do mundo: a Antica Pizzeria Port’Alba, que existe até hoje.

A primeira pizzaria nos Estados Unidos foi aberta por Gennaro Lombardi, em 1905, localizada até hoje em Spring Street, no bairro Little Italy, em Nova York.

Na Rússia, a pizza chegou por volta da década de 1980, com toalhas de mesa xadrez vermelhas e brancas, na rua Górki (atual Tverskaya), para servir pizzas e massas.

As pizzas russas são recheadas com presunto e ovos, frango e cogumelos, carne de caranguejo, entre outros sabores.

No Brasil, a primeira pizzaria foi montada por Carmino Corvino, em 1910, chamando-a de Cantina Santa Genoveva, no bairro do Brás, em São Paulo.

Aqui no Brasil, gostamos mais das pizzas bem recheadas e com bordas com queijo catupiry (não sei você, mas eu AMO muito as bordas bem recheadas).

Com serviços personalizados, onde os garçons e o proprietário conheciam seus clientes e recomendavam suas pizzas de acordo com o seu gosto.

As pizzarias funcionavam como ponto de encontro para família, amigos e confraternizações. As pessoas se reuniam para conversar, beber, festejar e se divertir.

As pizzarias costumam ter um cardápio impresso, nos quais constavam várias opções de sabores de pizzas disponíveis. Os clientes poderiam escolher entre as pizzas do cardápio ou personalizar a sua própria, selecionando ingredientes individuais.

Os pedidos eram feitos diretamente ao garçom, que levava a solicitação à cozinha e, em seguida, trazia a pizza pronta para a mesa. O tempo de espera até a pizza ficar pronta costumava ser consideravelmente menor do que atualmente.

Além das pizzas, as pizzarias sempre ofereciam uma variedade de acompanhamentos, como porções de batatas fritas, saladas e refrigerantes. No entanto, a disponibilidade desses itens variava conforme o estabelecimento.

Antes de 1980, as pizzarias eram instaladas em diversos locais, mas principalmente em áreas urbanas movimentadas, como centros comerciais, áreas próximas a escolas, universidades e bairros residenciais populares. Também costumavam se instalar em regiões com grande fluxo de pessoas, como pontos turísticos, regiões próximas a cinemas, teatros e estádios de esportes.

Para ser sincera, quando criança não frequentávamos pizzarias, pois as que existiam na cidade estavam localizadas na área central o que era considerado longe de onde era nossa casa.

Era muito comum comprar a pizza e levar para comer em casa aos sábados quando recebíamos visitas.

Naquela época a experiência de comer uma pizza era bem diferente dos dias de hoje. Os sabores eram menos sofisticados, os mais populares eram: a pizza calabresa e a de muçarela.

OS RODÍZIOS DE PIZZAS

Na década de 1970, um novo conceito em comer pizza ganhou espaço nos centros urbanos.

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A ideia de oferecer um menu variado de pizzas em sistema all-you-can-eat, no qual o cliente pode comer à vontade por um preço fixo, foi inspirada nos rodízios de carnes já existentes no Brasil.

O pioneiro nesse modelo de negócio foi o restaurante paulistano Bella Paulista, que começou a oferecer o rodízio de pizza como opção para seus clientes no jantar. A ideia foi um sucesso que, logo, outros estabelecimentos adoram o mesmo formato.

Também, era uma maneira perfeita, para adolescentes com pouco dinheiro e famílias numerosas poderem saborear vários tipos de pizzas por um preço mais acessível.

Vários estabelecimentos surgiram e se multiplicaram pelas cidades de São Paulo e de outras regiões.

“Uma unidade na Radial Leste, próxima à estação Belém do metrô, por exemplo, tinha lugar para pelo menos mil pessoas sentadas, e, acredite se quiser, formavam-se filas na porta aos sábados à noite."

Com o passar do tempo, os rodízios de pizza foram se modernizando e evoluindo, incorporando novos sabores, opções vegetarianas e até mesmo pizzas doces. Além disso, alguns restaurantes passaram a oferecer também outros pratos e acompanhamentos no rodízio, como massas e saladas, tornando o cardápio ainda mais diversificado.

Os rodízios de pizzas são muito populares em todo o país, sendo uma opção de refeição recomendada para grupos e famílias que desejam desfrutar de uma variedade de sabores em um ambiente descontraído e com um excelente custo-benefício.

O DISK PIZZA

Com o aumento da demanda por refeições entregues em casa, as pizzarias começaram a adotar o sistema de delivery para expandir seus negócios.

Não era um delivery como o conhecemos hoje, pois no começo, você telefonava para a pizzaria para fazer a sua encomenda. Depois, era você quem ia até a pizzaria e pegava a encomenda no balcão.

O nome mais apropriado era Tele pizza, ou seja, encomendar a pizza por telefone, e não mais, levar a família para a pizzaria.

Esse sistema facilitou a vida dos clientes, que não precisam mais sair de casa para se alimentar, e também impulsionou o setor de delivery, que passou a representar uma parte importante do faturamento das pizzarias.

Na Espanha esse sistema de tele pizza deu tão certo, que foi criada em 1987, por Leopoldo Fernández Pujals, a Telepizza, que atualmente, é a maior rede de pizzarias da Espanha e Portugal.

A empresa foi pioneira no serviço de entrega de pizzas em domicílio, e hoje oferece esse serviço em mais de 1.000 estabelecimentos em todo o mundo.

A Telepizza oferece uma variedade de pizzas, incluindo pizzas tradicionais italianas, pizzas com sabores internacionais e pizzas com ingredientes exclusivos.

OS ANOS DE 1950: NOS ESTADOS UNIDOS

Foi na década de 1950, nos Estados Unidos, que começaram a surgir os pedidos de comida para serem entregues no endereço indicado pelo cliente.

Lembra da equação: empreendedorismo + telefone + pizza = a disk pizza

A pizzaria pioneira nesse modelo de negócio foi a Casa D’Amore, uma pizzaria localizada em Santa Cruz, Califórnia, que em 1952, começou a oferecer frete grátis para pedidos acima de 2,50 dólares para entregar a pizza em casa, o que de fato, revolucionou a forma com que os clientes passaram a saborear a pizza em casa.

Fundada por Frank and Mary Ciccarelli, dois imigrantes italianos que abriram a pizzaria em 1949. A empresa rapidamente se tornou popular, e o serviço de entrega foi um fator importante para o seu sucesso.

O surgimento do Disk Pizza está relacionado ao crescimento do setor de delivery de alimentos, principalmente nos anos 90. Com o aumento da demanda por refeições entregues em casa, as pizzarias começaram a adotar o sistema de delivery como forma de expandir seus negócios.

Esse sistema facilitou a vida dos clientes, que não precisavam mais sair de casa para se alimentar, e também impulsionou o setor de delivery, que passou a representar uma parte importante do faturamento das pizzarias.

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o sistema de Disk Pizza foi se modernizando. Atualmente, é comum que as pizzarias disponibilizem aplicativos próprios ou se cadastrem em plataformas de delivery online, facilitando ainda mais o processo de encomenda e entrega de pizzas.

O Disk Pizza se tornou um serviço muito popular e bem-sucedido, principalmente em grandes cidades, onde as pessoas muitas vezes têm um estilo de vida corrido e buscam praticidade. Além disso, a variedade de opções de sabores e a possibilidade de personalização das pizzas contribuem para a popularidade desse serviço.

OH, MÃE A PIZZA!

Quando pensamos em pizza, logo vem à mente a figura do entregador numa moto carregando nas costas uma Bag, correto?

Bem, nem sempre foi assim tá.

Quando as pizzarias passaram a entregar o pedido em casa, era muito comum o entregar vir numa bicicleta ou numa mobilete;

A entrega de pizza por mobilete é comum em muitos países da Europa e Ásia. Em cidades com trânsito intenso, como Paris, Milão, Atenas e Bangkok, as motos são uma opção rápida e eficiente para a entrega de comida, incluindo pizza.

Na Europa, países como Itália, França e Espanha são conhecidos por suas pizzas deliciosas, e muitas pizzarias locais utilizam mobiletes para entregar os pedidos aos clientes. Em grandes cidades desses países, é comum ver os entregadores de pizza ziguezagueando pelas ruas com suas scooters.

Na Ásia, especialmente na Índia, China e Tailândia, também é comum a entrega de pizza por mobilete. As motos são ágeis e conseguem chegar rapidamente aos locais de entrega, mesmo em áreas com trânsito congestionado. Além disso, a popularidade das pizzas cresceu nesses países, nas últimas décadas, impulsionando a demanda por serviços de entrega eficientes.

MOBILETE era o nome dado, nas décadas de 1970 a 1980 para qualquer tipo de ciclomotor encontrado no mercado brasileiro. Tecnicamente, mobiletes eram apenas os ciclomotores vendidos pela Caloi (e, antes, pela Garelli). Marcas como a Monark, por exemplo, viram o público batizar seus próprios modelos com o nome da concorrência. Isso gerou um certo caráter icônico em torno do nome.

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Na prática, as mobiletes estavam muito mais próximas de uma bicicleta do que os modelos de ciclomotores atuais.

Parecem estilosas bicicletas motorizadas, conhecidas pelo alto nível de modificação feita por seus donos. Com 49,9 cilindradas no motor, as mobiletes ofereciam precisamente o necessário para não se enquadrarem na categoria de motocicletas. (A legislação mudou e enquadrou as mobiletes no CTB).

Não era necessário nem mesmo emplacá-las, o que reduzia os custos significativamente. Um único tanque de gasolina cheio (equivalente a três litros) era suficiente para uma quantidade quase infinita de quilômetros, tornando-as acessíveis e com manutenção relativamente barata.

Adorava pilotar a mobilete do meu irmão. Vivíamos dando voltas pelas ruas do bairro. Depois, meu pai ganhou uma outra mobilete numa rifa na fábrica onde ele trabalhou. Sem dúvidas as mobiletes eram fantásticas.

Sendo mais rápidas, elas logo substituíram as bicicletas utilizadas para entregar pizzas na casa dos clientes. Entretanto, com a popularização desse veículo, principalmente, entre os jovens, as mobilietes que alcançavam 60km/h entraram na lista da legislação de trânsito, em virtude dos acidentes e por serem conduzidas por menores de idade.

A legislação de trânsito brasileira, especificamente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regulamenta o uso de veículos motorizados nas vias públicas. As mobiletes, por serem veículos motorizados, também estão sujeitas às regras do CTB.

De acordo com o CTB, as mobiletes são classificadas como ciclomotores. Os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, com motor de até 50 cilindradas, que podem atingir velocidade máxima de 50 km/h.

As regras do CTB para ciclomotores são as seguintes:

O condutor de ciclomotor, deve ter no mínimo, 18 anos de idade e habilitação categoria A ou B.

O ciclomotor deve ser registrado e licenciado no órgão de trânsito competente.

O ciclomotor deve estar equipado com todos os equipamentos obrigatórios, como farol, lanterna, buzina, retrovisor e placa de identificação.

O ciclomotor deve respeitar os limites de velocidade estabelecidos para a via. O ciclomotor deve ser conduzido com prudência e atenção, respeitando os direitos dos demais usuários da via.

Em Guarulhos, cidade de São Paulo, especificamente, a Lei Municipal n.7.902. de 2022, estabelece regras adicionais para o uso da mobilete. Essas regras são as seguintes:

O uso de capacete é obrigatório para o condutor e o passageiro da mobilete;


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O Condutor da mobilete deve utilizar calçados fechados e vestuário adequado.

A mobilete não pode ser conduzida por duas ou mais pessoas.

A mobilete não pode ser conduzida em vias expressas ou rodovias.

A mobilete não pode ser conduzida em calçadas ou ciclovias;

As infrações às regras de legislação de trânsito para mobiletes estão sujeitas a penalidades como: multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.

Com a instituição de novas regras de trânsito, as mobiletes deixaram de atender os pedidos e foram substituídas pelas motocicletas.

As motos começaram a substituir as mobiletes na entrega de pizza na década de 1990. Isso se deve a uma série de fatores, incluindo:

o aumento da demanda por entrega de pizza: à medida que a população urbana crescia, também crescia a demanda por serviços de entrega, incluindo entregar pizza;

- aumento da concorrência entre as pizzarias: as pizzarias começaram a competir entre si para oferecer o melhor serviço de entrega, incluindo um tempo de entrega mais rápido;

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- desenvolvimento de motos mais potentes e confiáveis: as motos tornaram-se mais potentes e confiáveis, tornando-as mais adequadas para a entrega de pizza.

No Brasil, a substituição das mobiletes pelas motos na entrega de pizza ocorreu de forma gradual. No início da década de 1990, as mobiletes ainda eram o principal meio de transporte utilizado pelas pizzarias para entrega.

No entanto, ao longo da década, as motos foram ganhando cada vez mais espaço. E, na década seguinte, elas já dominavam o processo de entrega de pizzas. Atualmente, é muito raro encontrar uma pizzaria que utilize uma mobilete para entregar suas pizzas.

É importante ressaltar que cada país tem suas próprias regras e regulamentações para a entrega de alimentos por moto, incluindo licenças especiais para os entregadores. Portanto, as empresas de entrega de pizza devem cumprir essas regulamentações para operar legalmente.

No geral, a entrega de pizza por mobiletes tem se mostrado uma opção viável e prática em muitos países da Europa e Ásia, proporcionando uma maneira rápida e conveniente de desfrutar da famosa e saborosa comida italiana.

O DECLÍNIO DOS DISK PIZZAS

No Brasil, o declínio do disk pizza, começou a ser observado na década de 2010. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pizzarias no Brasil cresceu 25% entre 2010 e 2020. No entanto, o número de pedidos de pizza feitos por telefone caiu 15% no mesmo período.

Um dos principais fatores que contribuíram para isso é a popularização dos aplicativos de entrega de comida que permitem que os consumidores peçam comida de vários restaurantes diferentes. incluindo pizzarias, de forma fácil e conveniente.

Com essa opção, as pessoas podem experimentar uma variedade de pratos e não estão restritas apenas às pizzas oferecidas por um único estabelecimento.

O declínio do disk pizza tem implicações importantes para as pizzarias. As pizzarias que não se adaptam a essa mudança podem perder mercado para concorrentes.

Algumas estratégias que as pizzarias podem adotar para enfrentar o declínio do disk pizza incluem:

        investir no marketing digital: as pizzarias precisa estar presentes nas redes sociais e nos aplicativos de delivery para alcançar os consumidores;

        oferecer um serviço de delivery de qualidade: as pizzarias precisam garantir que o pedido seja entregue no prazo e em boas condições;

        oferecer diferenciais competitivos: as pizzarias podem oferecer produtos ou serviços exclusivos para se destacar da concorrência.

Outro fator que contribui para o declínio dos disks pizzas é o aumento das preocupações com a saúde e o bem-estar. Muitas pessoas estão buscando opções mais saudáveis e equilibradas em suas refeições, evitando alimentos gordurosos e pesado, como as pizzas.

Além disso, a pandemia de COVID-19 também afetou esse setor, com muitas pessoas optando por cozinhar em casa ou pedir alimentos em restaurantes mais sofisticados para desfrutar de uma experiência mais diferenciada.

Ainda é cedo para dizer se o declínio do disk pizza é um fenômeno temporário ou permanente. No entanto, é importante que as pizzarias estejam cientes dessa mudança e se adaptem a ela para continuar a ser competitivas.

E, ainda existem no mercado, algumas pizzarias que conseguem se manter no mercado tal qual a 10 ou 15 anos. Seu diferencial está nas opções de qualidade e diferentes estratégias que utilizam para fidelizar os clientes.

A adaptação às mudanças do mercado e a busca por inovação são fundamentais para sobreviver no setor de pizzas em um contexto cada vez mais competitivos.

E, que venham os aplicativos eletrônicos!!!!!

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