O JOGO ELETRÔNICO EMPREGA GENTE DE VERDADE

JOGOS ELETRÔNICOS MOVIMENTAM A ECONOMIA

Eu não sei criar um jogo eletrônico, mas adoro assistir a filmes que são baseados em jogos eletrônicos e aqui vou citar alguns do tipo favoritos: 

Resident Evil: O Hóspede Maldito e quase todas as suas sequências que consegui assistir. 

Mesmo com várias críticas, para mim, simplesmente, adorei assistir o filme Prince of Persia. Sem questionar que Jake Gyllenhaal,  é um príncipe bem interessante, mas, o que me chamou mesmo a atenção foi a trama que conta um pouco da História do Oriente, em questões sócio-política e da aventura, como doses homeopáticas de romance e magia.


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Games Maneiros

Existem outros filmes, que viraram jogos, como é o caso da série Game of Thrones – que realmente, só assisti alguns trailers, então não farei comentários sobre a série já que nunca assistia. 

Um jogo que não sei bem se é um jogo ou filme é Death Stranding, a história é surpreendente, e, enigmática, além de que, as personagens são todas atores reais, dentro de um jogo de Playstation4, que também foi lançado para a Windows, e neste ano de 2021 foi atualizado para o PlayStations 5

Só que o mais interessante para todo o nosso estudo, é que, além de ser um empreendimento do setor de entretenimento, os jogos eletrônicos empregam gente de verdade, conseguindo envolver vários setores econômicos.

Os jogos eletrônicos empregam: atores, atrizes, diretores, músicos, cineastas, designer de áudio, roteiristas, programadores, testadores de jogos, por fim, outros tantos profissionais dentro do estúdio de produção como fora em outros setores de média, comércio, por fim, os jogos podem sim, gerar muito emprego e mover a economia de um modo geral. 

Outro jogo/filme que também me chamou muito a atenção e tive que assistir quase todos os filmes da série, foi Assassin's Creed.


A pesquisa que eles fizeram sobre os fatos históricos é muito intensa e detalhada, simplesmente, fantástica. Estou falando de uma série de jogos onde até a música é significativa e marcante. 

A força da indústria dos jogos eletrônicos pode levar o conteúdo de educação formal para dentro de cada lar e através do entretenimento desenvolver a aprendizagem de forma lúdica sobre ciências, cultura, história, política, idioma, religião, leis, modo de vida, ideologia de gêneros, relações trabalhistas, economia, entre outros assuntos.


    

Dos jogos de tênis dos primeiros videogames temos agora uma indústria tecnológica influenciadora que gera milhares de empregos.

VAMOS FALAR DISSO AGORA?

Empreender é como jogar videogame: e você pode aproveitar cada fase desse jogo para alcançar seus sonhos.

A história do surgimento da Atari, é a história de um empreendedor com visão de futuro.

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Atari

Em 1972, Nolan Bushnell, fundou a empresa Atari para vende-la 04 anos depois por U$ 28 milhões de dólares. 

Esse foi um marco impulsionador para o empreendedorismo eletrônico que vem crescendo cada vez mais, e esse fenômeno não para, justamente, porque o mercado não está restrito apenas a aparelhos e jogos eletrônicos o que torna esse nicho de mercado muito mais atrativo, mesmo que você nem saiba, mas o importante é saber conquistar o sucesso do seu negócio.

Alguns empreendedores identificaram nesse universo dos jogos eletrônicos um determinado nicho de mercado favorável para um empreendedorismo sustentável, o que demonstra que os jogos eletrônicos ainda poderão empregar muito mais gente de diversos segmentos de mercado e econômicos.

MARCA - STREAMING

O jogo eletrônico precisa de pessoas em todas as suas fases desde a sua concepção até chegar na sua sala ou numa competição de e-sport. 

Em se tratando de filmes baseados em jogos eletrônicos podemos perceber que houve uma exploração econômica do capital intelectual dos desenvolvedores dos jogos.

No caso de Assassin’s Creed, além da idealização dos jogos, existe toda a criação digital, jogabilidade, estética, ambientes, objetos, personagens, tratamento de imagens, produzida por um conjunto de profissionais técnicos que desenvolvem esse jogo.

Também existe a pesquisa e elaboração do enredo histórico por onde a personagem central caminha em sua aventura.

Para quem tem interesse em conhecer melhor esse processo de criação e elaboração de cenários, vale muito a pena ler a matéria: Assassin's Creed II - Entrevista: como foi feita a arquitetura no jogo

Através dessa entrevista dá para perceber quantas pessoas foram envolvidas nesse processo de desenvolvimento de um jogo de videogame. 

Como o universo do jogo aborda a história da sociedade em vários períodos desde a idade média no Oriente Médio até a independência do Estados Unidos, entre outras momentos históricos, e até mesmo mantendo diálogo com personagens ilustres da História, o jogo serve não somente como entretenimento, mas também, como uma linguagem não formal de conteúdo formal para estudantes.

Esse universo criado pelos jogos eletrônicos está em pleno aquecimento econômico e empregatícios, o que gera novas oportunidades tanto para quem quer empreender nesse segmento como para os consumidores desses produtos.

JOGOS ELETRÔNICOS E CARREIRA DIGITAL

Baseado em tudo o pesquisamos até agora, podemos concluir que o setor de jogos eletrônicos pode influenciar em todas as demais áreas de trabalho.

Você já pensou em estudar História ou Geografia (aquelas disciplinas escolares que todo aluno odeia) para desenvolver o enredo de um jogo de videogame?

Aposto que não.

Mas, só no Brasil, existem vários outros setores que utilizam a lógica dos jogos eletrônicos para diferentes áreas, como: medicina, simuladores de voo ou nas autoescolas para muita gente aprender ou readaptar-se a dirigir. 

CADEIRA - CONSOLE - ÓCULOS

Os simuladores baseados em jogos servem para auxiliar e treinar também os pilotos de avião, profissionais de exploração de petróleo offshore, entre outros profissionais.

O nome que se dá a esses treinamentos por meio de jogos, utilizados em empresa, é gamificação.

A gamificação, é o uso de softwares que emulam joguinhos simples para estimular os usuários a concluir atividades mais concretas. 

Nas escolas, a gamificação ocorre quando existe a possibilidade de transformas lições repetitivas em jogos que desafiam os alunos a passar de nível.

As área de vendas, as empesas criam sistemas e testam o desempenho de seus profissionais através da simulam de fatos concretos para que os mesmo encontrem a melhor solução para resolver as dores de seus clientes.

Até agora já deu para perceber quantas possibilidades existem para quem pretende desenvolver seu próprio negócio?


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Hideo Kojima, criador da série 'Metal Gear', esteve na E3 2018 para conversar sobre seu novo jogo, 'Death Stranding' — Foto: Bruno Araujo/G1

CARREIRAS DIRETAS GERADAS PELOS JOGOS ELETRÔNICOS

Se você está procurando seguir um nova carreira ou simplesmente, mudar de área de atuação, aqui vão alguns exemplos de carreiras que estão diretamente ligadas ao setor de jogos eletrônicos:

- Game Developer (Desenvolvimento de Games)

Esse profissional é o responsável pela programação é ele quem dá vida ao jogo a partir do roteiro do designer. 

- Game Designer:

Esse profissional cria a narrativa, escreve o roteiro para o Game Developer programar o jogo. É ele quem define a história, o contexto, regras, etapas, desafios, obstáculos, é quem define como o jogador irá passar as fases do jogo.

- Game Tester (QA)

Este é o profissional que testa várias e várias vezes o jogo conforme protocolos e técnicas de testes de nível, caixa preta, jogo isolado, jogo completo, etc. Dá aval técnico para liberar o jogo para o mercado e controla a qualidade do produto.

- Marketing

Esse profissional define as estratégias de lançamento do jogo em diferentes canais de segmento.

- Produção Executiva

É o profissional responsável pela captação de recursos para viabilizar o sucesso comercial do jogo.

Essas definições tirei do site do Senac.

Tem muito assunto sobre jogos eletrônicos, geração de empregos e a influência que todo esse mercado pode gerar para outros segmentos e mercado de trabalho, mas, vamos aproveitando para ler outras matérias aqui mesmo no blog. 

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