Postagem em destaque

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

COMO FUNCIONA ESSE NEGÓCIO DE SER EMPRESÁRIO INDIVIDUAL? Ser um empresário individual implica em gerir uma atividade empresarial por conta própria , sem a presença de sócios. Não existe um requisito de capital social mínimo para iniciar; isto é, não se exige um valor inicial de investimento no empreendimento. Imagem gerada pela IA Copilot Microempresas ou empresas de pequeno porte podem optar por regimes tributários como o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. A razão social de uma empresa corresponde ao nome civil do proprietário, seja completo ou abreviado, e a transferência da empresa só é possível em caso de falecimento do proprietário ou mediante autorização judicial. Quer entender melhor? Portanto, leia até o final deste artigo e, em seguida, realize a atividade que disponibilizaremos no Caderno de Respostas: Ideias e Soluções para ajudá-lo a começar a planejar sua empresa. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (EI) O Empresário Individual (EI) pode ser entendido como um regime em

A DIVISÃO DO TRABALHO

O TRABALHO DIVIDIDO ENTRE O GRUPO

A divisão do trabalho se refere à forma como os seres humanos se organizam para dividir as tarefas do dia a dia. 
Diferentes autores dedicaram-se ao estudo da divisão do trabalho, classificando em: “divisão internacional do trabalho, divisão sexual do trabalho, divisão capitalista do trabalho e divisão social do trabalho”.[i]

modo-de-dividir-o-trabalho
Você divide funções ou acumula serviço?

Aristóteles definiu que os homens são naturalmente iguais, porém, uns nascem para serem escravos e outros reis, nesse caso, temos um conceito de divisão de trabalho em castas. 

Se uns nasceram para governar e outros para obedecer, porque temos uma divisão social do trabalho tão complexa e intimamente ligada à vocação para determinados tipos de trabalho e conhecimento que não podem estar relacionados apenas pela divisão econômica de classes sociais?

Como, essa forma de divisão social do trabalho surgiu?

Por que hoje temos a relação de trabalho dividida numa hierarquia fragmentada em elementos de uma cadeia estrutural com a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e a descentralização e a formalização das relações trabalhistas?


SAIBA COMO COMPRAR UM IMÓVEL RURAL

Seria porque um homem só não pode exercer todas as funções sociais e trabalhistas numa cadeia produtiva?

“(...) Numa palavra, a divisão do trabalho, ao mesmo tempo em que é lei da natureza, também é uma regra moral de conduta humana? E, se tem esse caráter, por quais motivos e em que medida? Não é necessário demonstrar a gravidade desse problema prático; porque, qualquer que seja nosso juízo sobre a divisão do trabalho, todo o mundo sente bem que ela é e se torna cada vez mais uma das bases fundamentais da ordem social.” [ii]

Para respondermos a todas essas perguntas devemos nos ocupar da individualização do ser humano em sociedade e a sua importância capital para a cadeia de produção e econômica.

O que temos então, é que cada homem ocupa um papel ou função social dentro de cada sociedade organizada. É dessa forma que se mantém uma escala social, onde a divisão do trabalho determina qual é o papel de cada individuo ou em outras palavras, onde cada um de nós pode ocupar de acordo com sua capacidade, seu conhecimento intelectual, sua força produtiva e habilidade para o trabalho, o seu espaço na sociedade.


VISITE NOSSO BLOG DE ARTESANATO - 

VISITE NOSSO BLOG DE RECEITAS

VISITE NOSSA DE PROGRAMAS AFILIADOS 

VISITE NOSSA REVISTA 



[ii] Durkheim Émile. Da Divisão do Trabalho Social, Tradução Eduardo Brandão, Ed. Martins Fontes, SP 1999, P.4.

Comentários