COMECE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO NO SETOR DE EVENTOS

 QUEM É O ORGANIZADOR DE UM EVENTO?


O organizador de eventos é o profissional responsável pelo planejamento e organização de um evento.

É ele quem cuida do planejamento do evento, estrutura, fornecedores, atrações, programação, staff, alimentos e logística. 

Um organizador de eventos pode planejar qualquer tipo de evento, como conferências, palestras, feiras, eventos e convenções, entre outras possibilidades.

Algumas das demandas de um organizador de eventos são:

- criar e desenvolver o conceito de um evento;

- planejar os objetivos do cliente;

- controle de documentação;

- contato com fornecedores;

- criar e gerenciar uma equipe de trabalho;

- reservar o local e equipamentos necessários;

- acompanhar as ações de divulgação;

- obter os feedbacks dos participantes no pós-evento.

Você acredita que pode começar um novo negócio trabalhando por conta própria?


COMECE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO COMO ORGANIZADOR DE EVENTOS.


Existem vários cursos para a preparação de tecnólogos e profissionais de eventos para o mercado trabalho.

Esses profissionais poderão atuar na organização de festas, feiras, congressos, casamentos, cerimoniais, espetáculos, concertos de música, acontecimentos esportivos entre outros.

O tecnólogo em eventos são aqueles profissionais que planejam, organizam, lideram a equipe, distribuem tarefas, dialogam com fornecedores, marcam reuniões, realizam fiscalizações no local do evento, monitoram o orçamento, elaboram os protocolos formais para a realização do evento, coordenam os serviços de entretenimento, a logística, os processos de gestão de pessoas, observando os aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais da região em que pretendem atuar.

Curso Online: Produção de Eventos

Domine a Arte da Produção de Eventos!

Comedie-Clermont-Ferrand a salle de l’Horizon et ses 878 places assises, éclairée par des projecteurs Desire D40 et D60. © Jonathan Grimaux

Transforme sua paixão por eventos em uma carreira de sucesso! Nosso curso online de Produção de Eventos oferece um guia completo, desde o planejamento até a execução.

O que você vai aprender:

  • Elaborar o Projeto do Evento e Captar Recursos diversos
  • Desenvolver o Plano de Marketing e Divulgação
  • Selecionar os melhores profissionais para trabalhar em seus eventos
  • Lidar com imprevistos antes e durante os eventos
  • E muito mais!
Clique aqui para ver o curso!
As principais responsabilidades de um tecnólogo em eventos incluem:

Planejamento: O tecnólogo em eventos é responsável por elaborar o projeto do evento, incluindo a definição do público-alvo, do objetivo do evento, do orçamento, do cronograma e da programação.

Organização. O tecnólogo em eventos é responsável por coordenar a equipe de trabalho, distribuir tarefas, negociais com fornecedores e realizar as contratações necessárias.

Liderança. O tecnólogo em eventos é responsável por liderar a equipe de trabalho e garantir que o evento seja realizado conforme o planejado.

Comunicação. O tecnólogo em eventos é responsável por se comunicar com todas as partes envolvidas no evento, incluindo clientes, fornecedores, equipe e participantes.

Gerenciamento. O tecnólogo em eventos é responsável por gerenciar o orçamento do evento, monitorar o cronograma e garantir que o evento seja realizado dentro dos padrões de qualidade e segurança.

Além dessas responsabilidades, o tecnólogo em eventos também deve estar atento aos aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais da região em que pretende atuar. 

O tecnólogo em eventos pode atuar em empresas de eventos, agências de marketing, organizações públicas e privadas, entre outras. 

Os cursos voltados para o ensino na área de eventos duram em média 02 anos, embora, existam escolas que ofereçam o curso por um período de 03 anos.

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação  , que organiza e orienta a oferta de cursos superiores de tecnologia de acordo com o setor de produção, a atuação desse profissional no mercado de trabalho são para:

- Clubes e associações de turismo, esporte, lazer e cultura;

- Centros culturais;

- Centros de convenções;

- embaixadas e consulados;

- Empresas de hospedagem;

- Empresas de organização de eventos;

- Órgãos públicos de turismo, esportes, lazer e cultura;

- Parques temáticos, aquáticos, e cruzeiros marítimos;

- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

O Coordenador de eventos e o Tecnólogo de eventos, são profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho por sua existência, embora ainda não haja uma regulamentação pelo Congresso Nacional, ou seja, ainda falta uma regulamentação legislativa para serem reconhecidas como profissão.

Ocupações CBO associadas 1311-15 Coordenador de eventos.

                                              3548-20 – Tecnólogo de evento.

“A Classificação Brasileira de Ocupações - (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria n. 397, de 10.10.2002. ”

A CBO é utilizada em todo o território nacional e é composta por códigos e títulos que representam as ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro. Isso facilita a coleta e análises de dados sobre o mercado de trabalho, o que pode ajudar a melhorar a tomada de decisões por parte dos governos e das empresas.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que classifica as ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Ela é dividida em 27 grandes grupo, que são divididos em subgrupos e ocupações. Cada ocupação é identificada por um código numérico e uma descrição.

A CBO é utilizada por diversos órgãos governamentais, como IBGE, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e o Ministério da Saúde (MS). Ela também é utilizada por empresas, sindicatos e instituições de ensino.

A CBO é atualizada periodicamente para refletir as mudanças no mercado de trabalho. A última atualização foi publicada em 2023. Sendo uma importante ferramenta para o mercado de trabalho brasileiro. Ela ajuda a identificar as ocupações existentes, a descrever as características dessas ocupações, e acompanhar as mudanças no mercado de trabalho.


Espaço Publicitário

Na Câmara Federal, existe a tramitação do Projeto de Lei de n. 7.936/2017  , de autoria do Deputado Arnaldo Faria de Sá – PTB/SP, que ‘dispõe sobre a regulamentação da profissão de Organizadores e Gestores de Eventos e correlatos”, atualmente encontra-se aguardando realização de audiência pública para discussão do Projeto (datado de 13/07/2021), outros Projetos de Lei sobre o mesmo assunto foram apensados a essa propositura, sendo eles o Projeto de Lei de n. 11.268; Projeto n. 698/2019 e Projeto 538/2021.

O Dia do Profissional de Eventos acontece todos os anos no dia 30 de abril, data de nascimento de Caio de Alcântara Machado , que foi o publicitário que mais eventos organizou durante a sua vida.


Comentários

Postagens mais visitadas