WHAT IS SEMINAR?

Segundo Sérgio Rodrigues, colunista da Revista Veja, ‘a origem do vocábulo “seminário” é o latim seminariun, derivado de sêmen, seminis, isto é, “semente’.

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Semente, sêmen ou seminis nada mais é que a origem de um princípio, de uma ideia, de uma vida vegetal ou animal.

Se lembrarmos que chamamos de seminário o local onde homens são formados para o sacerdócio, também podemos perceber que, na escola, as sementes so conhecimento são plantadas, tendo o potencial de germinar e gerar frutos no futuro.

Os seminários como escola sacerdotal, surgiram durante o advento do Concílio de Trento, o 13º concílio da Igreja Católica, que ocorreu entre os anos de 1546 a 1563, convocado pelo Papa Paulo III. Esse concílio ou conselho, promoveu várias sessões ao logo de 18 anos para combater o movimento da renovação da igreja cristã, denominada de Reforma Protestante. Esse movimento de combate ao crescente número de dissidentes do catolicismo, que, questionavam e criticavam seus dogmas, ficou conhecido por Contrarreforma, e, foi sem sombras de dúvida o período mais sombrio da história da dominação religiosa sobre o povo europeu.

Mas, deixemos essa história de lado, pois aqui, queremos apenas debater questões sobre empreendedorismo e manifestações consistentes para o desenvolvimento de ações que gerem resultados práticos para gerar renda e empregos. Apenas tornou-se importante, a distinção dos fins específicos da mesma palavra: seminário.

O seminário que, interessa para este estudo, é aquele que define uma reunião para semear ideias, conceitos novos, debates ideológicos para produzir reflexões, conhecimento, produção e resultados lógicos.

A estrutura da organização de um seminário segue o seguinte processo: 

  • um orador expõe o assunto a ser abordado para as pessoas presentes à reunião, 
  • depois deve ser aberta a sessão para os debates, que deverão seguir as regras quanto a horário, 
  • ordem para manifestação de ideias, 
  • tempo de intervalo para um descanso durante os debates de ideias, e, por fim, 
  • a conclusão dos trabalhos que deverão ser apresentados ao grupo para finalização do processo de treinamento.

Os seminários são mais usuais em centros educacionais, onde professores ou alunos, expõem as informações de uma pesquisa ou de um estudo previamente determinado pelo professor/orientador aos demais alunos de um curso que desconhecem aquele assunto especifico.

Didaticamente, o que se espera alcançar dos participantes de um seminário?

Quando um professor ou orientador organiza um grupo de alunos/participantes, ele está objetivando desenvolver naquele grupo o senso de: 

  • organização do trabalho em grupo,  
  • surgimento e desenvolvimento natural de uma liderança, 
  • equidade entre a equipe, 
  • responsabilidade com o processo de pesquisa e elaboração do resultado, bem como o respeito mútuo entre os membros da equipe, 
  • participação voluntária, 
  • oralidade, leitura, argumentação, escrita, inovação, fortalecimento do diálogo entre os participantes,  
  • aprimoramento do processo de aprendizado desde a pesquisa até a conclusão final de todo o trabalho.

Num seminário corporativo o orientador deve priorizar o desenvolvimento da capacidade cognitiva do funcionário em percebe o mundo a seu redor de forma a trabalhar numa organização colaborativa, aonde todos os funcionários desempenhem sua função para entregar um produto ou serviço efetivamente de qualidade para o consumidor final.

Toda a empresa tem por finalidade melhorar a produtividade e a eficiência de seu processo para atender com qualidade o consumidor, e, para alcançar esse resultado, a empresa deve proporcionar aos seus funcionários o acesso a novas ferramentas que facilitem a rotina e otimizem o tempo de realização de tarefas, e, a forma adequada para alcançar esse resultado é: qualificando e capacitando seus funcionários.

A escolha do tema para o seminário corporativo deve estar diretamente ligada a dor do contratante, pois, como já nos referimos anteriormente, a, organização privada, pública ou até mesmo entidades do Terceiro Setor estarão buscando atender, com qualidade e competência, os interesses do consumidor final. Nada mais, que uma relação em cadeia de dores que devem ser amenizadas por um processo de treinamento dividido em atividades e ações particulares que busquem atender ao todo final, melhorando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços, e, para alcançar tal objetivo, os treinamentos devem buscar a melhor capacitação para cada funcionaria como um todo.

Você que percebeu que elaborar seminários para serem desenvolvidos com empregados de uma empresa que pode ser de pequeno, médio ou grande porte, é uma opção profissional rentável, poderá desenvolver um plano de negócio e constituir a sua própria empresa.

Algumas empresas, profissionais e professores buscam aperfeiçoar o roteiro de elaboração de um seminário observando as etapas de estruturação do processo didático em conjunto com os interesses do contratante e daqueles para quem o evento foi programado.

Investir em conhecimento é um bom negócio, afinal gerar renda através de todo seu próprio conteúdo criando e gerando cursos livres (presenciais ou pela internet ) de forma a ter o seu próprio negócio, e encaixado na categoria de Educação Profissional Básica, pode ser um excelente negócio em tempos como os que estamos vivenciando agora, neste momento de pandemia, basta você direcionar seu conteúdo para promover educação, cultura e o desenvolvimento de atividades curriculares, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, a nossa Constituição Federal, em seu artigo 209, diz que: “o ensino é livre à iniciativa privada”, então, pode o empreendedor investir na elaboração de seminários de forma a gerar capital financeiro para si, porém, observando algumas condições que o próprio artigo em comento, menciona em seus incisos I e II, que serão ‘o cumprimento das normas gerais da educação nacional’, e ‘a autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público’. Afinal, de contas, não é porque a Lei Maior te diz, tudo bem, pode ir falando o que quiser para os outros, e, em qualquer lugar, realmente não dá para ser assim, devemos observar que a persona a ser alcança por nossos serviços tem interesse na solução de suas dores de forma que, devemos encontrar tal solução dentro da ética, moral, e, ordem pública, ou seja, respeitando a legislação pertinente.

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