Segundo Sérgio Rodrigues, colunista da Revista Veja, ‘a origem do vocábulo “seminário” é o latim seminariun, derivado de sêmen, seminis, isto é, “semente’.
Semente, sêmen ou seminis nada mais é que a origem de um princípio, de uma ideia, de uma vida vegetal ou animal.
Se lembrarmos que chamamos de seminário o local onde homens são formados para o sacerdócio, também podemos perceber que, na escola, as sementes so conhecimento são plantadas, tendo o potencial de germinar e gerar frutos no futuro.
Os seminários como
escola sacerdotal, surgiram durante o advento do Concílio de Trento, o 13º
concílio da Igreja Católica, que ocorreu entre os anos de 1546 a 1563,
convocado pelo Papa Paulo III. Esse concílio ou conselho, promoveu várias
sessões ao logo de 18 anos para combater o movimento da renovação da igreja
cristã, denominada de Reforma Protestante. Esse movimento de combate ao crescente
número de dissidentes do catolicismo, que, questionavam e criticavam seus
dogmas, ficou conhecido por Contrarreforma, e, foi sem sombras de dúvida o
período mais sombrio da história da dominação religiosa sobre o povo europeu.
Mas, deixemos essa
história de lado, pois aqui, queremos apenas debater questões sobre
empreendedorismo e manifestações consistentes para o desenvolvimento de ações
que gerem resultados práticos para gerar renda e empregos. Apenas tornou-se
importante, a distinção dos fins específicos da mesma palavra: seminário.
O seminário que,
interessa para este estudo, é aquele que define uma reunião para semear ideias,
conceitos novos, debates ideológicos para produzir reflexões, conhecimento,
produção e resultados lógicos.
A estrutura da organização de um seminário segue o seguinte processo:
- um orador expõe o assunto a ser abordado para as pessoas presentes à reunião,
- depois deve ser aberta a sessão para os debates, que deverão seguir as regras quanto a horário,
- ordem para manifestação de ideias,
- tempo de intervalo para um descanso durante os debates de ideias, e, por fim,
- a conclusão dos trabalhos que deverão ser apresentados ao grupo para finalização do processo de treinamento.
Os seminários são
mais usuais em centros educacionais, onde professores ou alunos, expõem as
informações de uma pesquisa ou de um estudo previamente determinado pelo
professor/orientador aos demais alunos de um curso que desconhecem aquele
assunto especifico.
Didaticamente, o
que se espera alcançar dos participantes de um seminário?
Quando um professor ou orientador organiza um grupo de alunos/participantes, ele está objetivando desenvolver naquele grupo o senso de:
- organização do trabalho em grupo,
- surgimento e desenvolvimento natural de uma liderança,
- equidade entre a equipe,
- responsabilidade com o processo de pesquisa e elaboração do resultado, bem como o respeito mútuo entre os membros da equipe,
- participação voluntária,
- oralidade, leitura, argumentação, escrita, inovação, fortalecimento do diálogo entre os participantes,
- aprimoramento do processo de aprendizado desde a pesquisa até a conclusão final de todo o trabalho.
Num seminário
corporativo o orientador deve priorizar o desenvolvimento da capacidade
cognitiva do funcionário em percebe o mundo a seu redor de forma a trabalhar
numa organização colaborativa, aonde todos os funcionários desempenhem sua
função para entregar um produto ou serviço efetivamente de qualidade para o
consumidor final.
Toda a empresa tem
por finalidade melhorar a produtividade e a eficiência de seu processo para
atender com qualidade o consumidor, e, para alcançar esse resultado, a empresa
deve proporcionar aos seus funcionários o acesso a novas ferramentas que
facilitem a rotina e otimizem o tempo de realização de tarefas, e, a forma
adequada para alcançar esse resultado é: qualificando e capacitando seus
funcionários.
A escolha do tema
para o seminário corporativo deve estar diretamente ligada a dor do contratante,
pois, como já nos referimos anteriormente, a, organização privada, pública ou
até mesmo entidades do Terceiro Setor estarão buscando atender, com qualidade e
competência, os interesses do consumidor final. Nada mais, que uma relação em
cadeia de dores que devem ser amenizadas por um processo de treinamento dividido
em atividades e ações particulares que busquem atender ao todo final,
melhorando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços, e, para
alcançar tal objetivo, os treinamentos devem buscar a melhor capacitação para
cada funcionaria como um todo.
Você que percebeu
que elaborar seminários para serem desenvolvidos com empregados de uma empresa
que pode ser de pequeno, médio ou grande porte, é uma opção profissional
rentável, poderá desenvolver um plano de negócio e constituir a sua própria
empresa.
Algumas empresas,
profissionais e professores buscam aperfeiçoar o roteiro de elaboração de um
seminário observando as etapas de estruturação do processo didático em conjunto
com os interesses do contratante e daqueles para quem o evento foi programado.
Investir em conhecimento
é um bom negócio, afinal gerar renda através de todo seu próprio conteúdo
criando e gerando cursos livres (presenciais ou pela internet ) de forma a ter
o seu próprio negócio, e encaixado na categoria de Educação Profissional
Básica, pode ser um excelente negócio em tempos como os que estamos vivenciando
agora, neste momento de pandemia, basta você direcionar seu conteúdo para
promover educação, cultura e o desenvolvimento de atividades curriculares, de
acordo com a legislação de cada país. No Brasil, a nossa Constituição Federal, em
seu artigo 209, diz que: “o ensino é
livre à iniciativa privada”,
então, pode o empreendedor investir na elaboração de seminários de forma a
gerar capital financeiro para si, porém, observando algumas condições que o
próprio artigo em comento, menciona em seus incisos I e II, que serão ‘o cumprimento das normas gerais da educação
nacional’, e ‘a autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público’.
Afinal, de contas, não é porque a Lei Maior te diz, tudo bem, pode ir falando o
que quiser para os outros, e, em qualquer lugar, realmente não dá para ser assim,
devemos observar que a persona a ser alcança por nossos serviços tem
interesse na solução de suas dores de forma que, devemos encontrar tal solução
dentro da ética, moral, e, ordem pública, ou seja, respeitando a legislação
pertinente.
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